sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cavas Canals & Munné chegam ao Brasil com o compromisso de qualidade e preço.

Meninas e meninos,
Convidado pela linda amiga Arlene, fui conhecer e degustar quatro Cavas da bodega Caves Canals & Munné, que aproveitando a visita de seu enólogo, Òscar Canals, nos mostrou seus belos espumantes, todos com tiragens muito pequenas, só para se ter uma idéia, dos degustados, o de maior produção beira as 40.000 garrafas/ano, sendo os outros com cerca de 2.000/3.500/5.000 garrafas/ano.
Junto ao Òscar estava o Leonardo, executivo da importadora QX, responsável por trazer estes Cavas.
Degustamos dois Cavas Reserva e dois Gran Reserva, começando pelo belo exemplar de Pinot Noir.
-Cava Canals & Munné Rosé Pinot Noir 2010 Brut Reserva.
Cor cereja mais escuro, brilhante, com perlage finíssimo e abundante, nariz floral, frutas vermelhas como cerejas, morangos e amoras, todas muito maduras (há algo de doce no olfato que se confirma em boca, apesar de ser Brut). Uma característica que me chamou a atenção em todos os Cavas degustados, é a acidez, marcada, dando frescor e jovialidade, facilitando a harmonização gastronômica.Este exemplar por exemplo, me veio de pronto o salmão, mesmo cru, gastronomias asiáticas, lulas à doré e polvo grelhado.
-Cava Canals & Munné Dionysus 2009, corte de Xarel-lo(60%); Chardonnay(30%) e Macabeo, com elaboração ecológica.
Perlage fino e abundante, cor bem clarinha, olfato cítrico, tostados sutis, floral se abre, confirma em boca os cítricos lembrando lima da Pérsia, e Cidra.
-Cava Canals & Munné Insuperable 2006 Brut Gran Reserva, corte tradicional com Macabeo(40%); Xarel-lo(30%) e Parellada. Deste Cava foram engarrafadas 40.000 unidades, o que ajudou muito a equilibrar seu preço ótimo de R$ 67,00.
Cor mais amarelada que o anterior, bom perlage, nariz frutado cítrico lembrando lima da Pérsia. Floral marcado, frutas brancas bem maduras (como o doce no fundo do tacho), acidez ótima, e final de boca com leve amargor, confirmando a lima da Pérsia, mas que em nada prejudica.. Vinho apropriado para gastronomias mais graxas, fresco e com a virtude de limpar as papilas, lembrei de pronto de uma feijoada para harmonizar.
-Cava1915 by C & M 2006 Brut Nature Gran Reserva, um Cava comemorativo da data da fundação da bodega, que logo mais fará cem anos de existência.
Corte de Pinot Noir(40%); Chardonnay(30%); Xarel-lo(20%) e Macabeo, com 55 meses em garrafa sobre as lias. Mais dourado, perlage fino, abundante, olfato com floral acentuado, cítrico(lembra o limão galego), frutas brancas super-maduras e doces( pêra em calda), em boca confirma as frutas maduras, sutil tostado, acidez marcada, bem longo e fresco, Somente 2.000 garrafas foram vinificadas, austero e o que mais se aproxima de um bom Champagne. Gostei muito, mas ainda fico com o Insuperable, pois seu preço é muito adequado em relação à qualidade, insuperável como o próprio nome!
QualityXport
www.qualityxport.com
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: