terça-feira, 7 de agosto de 2012

Douro Boys revisitam o Brasil e mostram para São Paulo seus vinhos no Consulado de Portugal.


Meninas e meninos,
Ano passado estive em um máster class dos mais disputados, onde os Douro Boys, representantes das vinícolas Quinta do Vallado, Quinta do Crasto, Quinta do Vale Dona Maria, Quinta do Vale Meão e Niepoort se apresentaram e nos mostraram seus preciosos vinhos.
Agora, mês passado os integrantes da família Douro Boys nos visitaram outra vez em São Paulo, capital.
Deixei este intervalo entre a degustação e a postagem decorrer estes dias de propósito, já que muitos foram os textos e postagens sobre o evento, e queria que meu texto fosse lido não como mais um dos que escreveram sobre a mostra, mas com a atenção devida aos Douro Boys, que pela filosofia da formação do grupo, merecem destaque.
Juntaram-se em 2002 para tornar o Douro, região famosa de Portugal, conhecida, não só pelos seus vinhos do Porto, mas também por seus vinhos de mesa, cujos representantes citados acima, são pioneiros nesta produção.
Portugal prima pela grande quantidade de uvas autóctones, diversos terroirs, maneiras clássicas de vinificação, aliados é claro aos mais modernos conceitos disponíveis, o que torna seus vinhos, especialmente os do Douro, a primeira região demarcada do mundo, singulares, e veja bem, torno a frisar, estou falando apenas dos vinhos de mesa, porquanto os fortificados vinhos do Porto, já são sobejamente conhecidos e respeitados desde há muito.
Mas por falas em vinhos, só para citar os que mais gostei pessoalmente neste novo encontro, começo pelo Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2009, que ano passado já estava ótimo, e confirma sua exuberância.
O VZ Douro Branco 2010 e o Quinta do Vale D.Maria Douro Tinto 2008 fantásticos.
O Quinta do Vale Meão 2009 merece destaque.
Da Niepoort, este ano, gostei muito do Tiara 2010, branco elegante e adequado ao nosso clima, além deste o Batuta 2008 sempre presente entre os melhores, e o Charme 2007 completíssimo.
Vejam também
Outro branco excepcional é o Vallado Moscatel Galego Branco 2010, e o não menos espetacular Vallado Reserva Branco 2010.
Falar individualmente dos vinhos apresentados, falarei em outras postagens, pois todos os Douro Boys, têm seus vinhos aqui representados, e para conhecimento geral segue abaixo a relação:
-Quinta do Crasto importado por Qualimpor;
www.qualimpor.com.br
-Quinta Cale D.Maria importado por Vinho Sul:
www.vinhosul.com
-Quinta do Vale Meão e Niepoort importados pela Mistral:
www.mistral.com.br
-Quinta do Vallado importado pela Cantu:
www.cantu.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão



Nenhum comentário: