quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ganso Selvagem, o Kaiken, um dos poucos que conseguem ultrapassar voando a cordilheira dos Andes, dá nome a vinícola com assinatura importante.


Meninas e meninos,
Aurélio Montes Jr, filho do prestigiado Aurélio Montes, o filho, enólogo na Argentina, o pai, no Chile, esteve nos apresentando seus vinhos Mendocinos.
Como disse no título, o nome da bodega, Kaiken, é uma homenagem e ao mesmo tempo uma alusão, pois da mesma forma que o ganso selvagem chamado pelos índios Mapuche de “Kaiken” todos os anos cruza a Patagônia do Chile para a Argentina, também assim a reputada vinícola chilena Viña Montes estabeleceu seu novo e prestigioso projeto do outro lado dos Andes, no coração de Mendoza.
Aurélio Montes Jr, se dedica quase que com exclusividade às atividades da Kaiken, que tem vinhedos próprios em Vistallba, 25 Km ao sul de Mendoza, altitude de 1125 m, e com um dos mais antigos vinhedos da Argentina, chegando aos 100 anos, produzindo apenas 2.000 kg/ha. Agrelo, 60 Km ao sul de Mendoza, altitude de até 1050 m, com irrigação por gotejamento, e Vistaflores, 135 Km ao sul de Mendoza, os vinhedos mais altos, com cerca de 1215 me de altitude, além de vinhedos de terceiros, de onde compram em média 30% do total de uvas, que vinificadas geram suas 170.000 garrafas/ano.
Degustei na sede da Vinci Jardins, a convite da minha querida e linda amiga, Sofia Carvalhosa, um espumante e sete vinhos tranqüilos.
-Kaiken Sparkling Brut-70% Pinot Noir e 30% Chardonnay, permanece 24 meses sobre as borras finas, boa acidez, elegante, com tostados no olfato, floral e cítricos, em boca confirma os cítricos.
-Kaiken Rosé 2011- Malbec dos mesmos vinhedos do Ultra, porém colhidas as uvas cerca de 30 dias antes, para que sua acidez seja maior, com 48 horas de maceração, sua cor mais acentuada, é muito floral, frutado, equilibrado com álcool de 13,7%.
-Kaiken Reserva Malbec 2010- 90% Malbec e 10% C. Sauvignon, com 14,5% de álcool, passa 50% do vinho em madeira por 8 meses. Frutado, mineral e sutil vegetal, boa acidez em boca, taninos presentes e confirmando o frutado mais doce.
-Kaiken Reserva Cabernet Sauvignon 2010-90% C. Sauvignon e 10% Malbec, com 14,5% de álcool, da mesma forma, 50% do vinho estagia em barris por 8 meses.Veio mais fechado, foi se abrindo devagar, com olfato canforado, frutado. Boa acidez em boca, confirmando frutas.
-Kaiken Corte 2009-80% Malbec; 12% Bonarda e 8% P. Verdot, 14,5% de álcool, passando 80% do vinho em madeira por 7 meses. Fumo de corda, tabaco picado, sutil frutado cítrico. Em boca confirma as frutas, mas já mais maduras, boa acidez, taninos presentes e elegantes, equilibrado.
-Kaiken Ultra Malbec 2009-92% Malbec e 8% C. Sauvignon, 15% de álcool, com passagem de 12 meses por barris de carvalho francês. Frutado, café, jabuticabas e goiabada, confirmando em boca a jabuticaba e a goiabada, boa acidez, equilíbrio com taninos. Junto aos seu irmão Ultra C. Sauvignon são ótimos para gastronomia. Queijos, caças de penas e pelos, guisados e braseados.
-Kaiken Ultra Cabernet Sauvignon 2009-90% Malbec e 10% C. Sauvignon, mais mineral que o anterior, sutil ervas finas, salsa.Boa acidez, taninos firmes, frutado em compota.Belo vinho, me agradou muito mesmo.
-Kaiken MAI 2007-O Ícone da bodega, varietal Malbec, passagem por 18 meses em barris novos de carvalho francês, 15% de álcool.Este vinho leva em sua composição 40% das uvas dos vinhedos de 100 anos.
Belos vinhos estes do outro lado da cordilheira.
Mais informações da Kaiken
www.kaikenwines.com
Vinci
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão





Nenhum comentário: