quarta-feira, 11 de março de 2009

San José de Apalta, Costazzurra e Aguzzo-Chile e Itália para nosso deleite


Meninas e meninos,
Quando recebo convites pra conhecer novas linhas de vinhos que acabaram de aportar por aqui, fico muito satisfeito, pois afinal mesmo que já conheça a importadora e saiba da credibilidade de seus rótulos, mesmo que conheça o rótulo e a vinícola em questão, os vinhos são seres vivos, e cada garrafa, cada safra, cada varietal ou assemblage, podem ser totalmente diferentes uns dos outros, e via de regra o são.
Isto já não é e nem pode ser a característica do bom restaurante, da boa gastronomia que se perpetra, pois esta tem que ser o mais próxima possível em todas as ocasiões vem daí, hoje mais do que nunca, ser fundamental a ficha técnica, o chefe e a brigada.
Estive no Aguzzo Caffé e Cucina para a convite da Costazzurra, uma importadora que já conheço desde sua constituição em 2007, degustar novos rótulos, aliados à gastronomia que o amigo Rezende exercita, que é de encher os olhos e boca, como se costuma dizer.
Quando travei conhecimento com esta importadora, eu já havia experimentado vinhos muito interessantes da região de Molise, Itália, que a Costazzurra passou então a representar e distribuir.
Desta feita, nos foi apresentada a linha de rótulos de uma pequena bodega Chilena, uma das últimas pérolas do Chile, como foi dito no jantar harmonizado.
Seus vinhos varietais, dentre eles o Chardonnay 2008 degustado, não passam por madeira, expressando toda a força do terroir do Valle de Rapel.
Degustamos 4 rótulos, incluindo-se aí o Friends Colletion, uma seleção reservada e o ícone da bodega, que não preciso dizer, é muito bom.
Mas aqui, quero me ater ao Gran Reserva Cab Sauvignon/Carmenére 2005-Apalta.
50% de cada uva, fermentadas separadas, passa por barril um período que varia entre 12 e 14 meses, quando então é feito o corte, e fica descansando em garrafa por mais 6 meses, antes de comercializado.
Um vinho que tem fruta e madeira equilibradas, é gastronômico, e que harmonizou muito bem com a paleta de cordeiro que nos foi servida.
Comentei com o enólogo o porque de não terem Syrah na linha Gran Reseva, já que os têm nas outras linhas, e para alegria deste enófilo, apaixonada por esta uva, está sendo vinificado o corte de Cab Sauv/Syrah para o Gran Reserva, que espero degustar assim que for trazido para cá.
Aguzzo Caffé e Cucina
http://www.aguzzo.com.br/
Costazzurra
http://www.costazzurra.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: