sábado, 5 de dezembro de 2009

Paladar elege os pratos mais saborosos de São Paulo


Meninas e meninos,
Demorei algum tempo para postar os ganhadores do Premio Paladar 2009 festa promovida pelo jornal O Estado de São Paulo, porque tenho por hábito deixar transcorrer um tempo de “primazia”, para o veículo que promove premiações, degustações etc...
Agora segue um release com os ganhadores do prato belíssmo , criação de Leda Catunda.
Todos são merecedores, mas com amigos dentre os premiados como a CERVEJARIA BAMBERG; MARA SALES DO TORDESILHAS; HELENA RIZZO DO MANI; CARLA E CAROLINA DO CARLOTA; JEFERSON RUEDA DO POMODORI; JOSÉ BARATINO DO EMILIANO E CARL EMBERSON DO HYATT....e todos os outros amigos antigos e novos.

Em concorrida festa, O Estado de S. Paulo, apresentou os melhores
pratos da cidade, escolhidos por júri especializado e voto popular
Os principais nomes da gastronomia paulistana estiveram presentes ontem (25) no Grand Hyatt São Paulo. Em evento que reuniu mais de 600 pessoas foram apresentados os ganhadores do Prêmio Paladar. Criado em 2006 pelo caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, é um reconhecimento à culinária da Capital paulista. A edição deste ano teve patrocínio do Ourocard e da Kia Motors, apoio da Cerveja Estrada Real e apoio educacional do Senac
Os vencedores na categoria Melhores Pratos deste ano foram:
Entrada - Ostra empanada com tapioca marinada, DOM
Massa - Raviolini d'anitra al profumo d'arancia, Fasano
Peixes e Frutos do Mar - Pescada cambucu ao salmoriglio, Emiliano
Carne - Rosbife em crosta de lapsang souchong, Mani
Carne de porco - Carne de porco à moda caipira, Pomodori
Ovinos e Caprinos - Paleta de cordeiro - Mani
Bistrô - Moules-frites, Ici
Sushi - Jun Sakamoto
Sobremesa - Pain perdu com purê de pera, Ici
Laboratório Paladar - Robalo ao molho de moqueca, caruru, acaçá e farofa de dendê, Tordesilhas


O público também participou, votando pela internet no melhor couvert da cidade, tendo como base uma lista de 25 casas selecionadas pelo caderno. O restaurante Carlota foi o vencedor. O Prêmio Paladar também escolheu como Produto do Ano a cerveja artesanal e três fabricantes foram homenageados: Cervejaria Colorado, Cervejaria Bamberg e Falke Bier; Ana Soares foi escolhida a Personalidade do Ano; e Carl Emberson, gerente-geral do Grand Hyatt São Paulo, recebeu o Prêmio Especial Cidadão Paulistano Gastronômico.
Na categoria Novos Talentos, o ganhador foi Jefferson de Oliveira Santana, do La Mar. Este ano, a festa reservou uma surpresa no final, o premio Blitz Paladar, nele, um grupo de jurados saiu em um dia apenas "à caça" para achar o melhor prato em três categorias: Carne Grelhada - o vencedor foi a Bisteca Fiorentina do Templo da Carne; Falafel - o ganhador foi o Malka; e Ceviche - ganhou o prato do Killa. Os vencedores em todas as categorias receberam o troféu Prato de Paladar - símbolo da qualidade da cozinha do restaurante - criado neste ano pela artista plástica Leda Catunda.
O evento marcou o lançamento da revista Paladar - sem periodicidade definida e criada especialmente para a ocasião e que será distribuída juntamente com a edição de hoje do Estadão. Além de divulgar os pratos ganhadores, as opiniões dos jurados e os bastidores do prêmio, a publicação especial traz um guia de A a Z de itens de gastronomia, de fornecedores a serviços. Apresenta, também, dicas de como e onde escolher os ingredientes e utensílios, bem como a indicação de 500 pratos de restaurantes da Capital, selecionados pelo Paladar.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: