terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Para ser grande-Livro conta a história de Ângelo Salton Neto e de outros importantes empreendedores Brasileiros


Meninas e meninos,
A Marina Vidigal entrou em contato comigo por ter lido em meu blog a noticia do falecimento do amigo Ângelo Salton.
Agora que o seu livro sobre ele e outros 19 importantes empreendedores Brasileiros ficou pronto, me mandou o release que publico na íntegra:

“Prepare-se para uma grata surpresa. Marina Vidigal inova por adotar aqui uma linha bastante intimista, revelando, sobretudo, a essência de cada um dos protagonistas, seus sentimentos e anseios desde a infância até os momentos de maior desenvolvimento como líderes. A evolução das empresas dos entrevistados é relatada pontuando seus maiores desafios, não sob a ótica de tendências ou teorias de administração, mas sob o ponto de vista dos próprios. Ao revelar a força, as reflexões e as inseguranças destes renomados protagonistas, Para ser grande oferece uma abordagem mais humanizada para o fenômeno de empreender, uma forma de aprendizado bastante peculiar e emocionante”.
Trecho extraído do prefácio de Marília Rocca, fundadora do Instituto Empreender Endeavor no Brasil.


Entre as histórias relatadas no livro, está a de Ângelo Salton Neto. Falecido em fevereiro de 2009 após sofrer um infarto, Salton ficou 28 anos na presidência da vinícola que leva seu sobrenome. Quando assumiu a presidência, a empresa devia oito anos impostos e vivia uma situação nada confortável. Pois Salton conseguiu saldar todas as dívidas, construiu uma vinícola totalmente nova e automatizada e conquistou importantes posições no mercado nacional, como a liderança no segmento de vinhos finos espumantes. Tudo isso, vale dizer, ele conseguiu com modo extremamente simples e carismático de ser e de se relacionar com quem o cercava.

Dois trechos extraídos de PARA SER GRANDE:

“O fazedor de vinhos (Ângelo Salton Neto) era também um apreciador da bebida e afirmava ter conhecido o lado bonito do vinho nos últimos anos, quando começou a frequentar a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e foi aos poucos aprendendo a perceber o aroma, o paladar e tantos outros detalhes da bebida”.

“Meu tio dizia: “Vinho é cultura, é milenar, nunca vai acabar”. E acertou em cheio. O vinho hoje está realmente no auge. E, nós, que ótimo!, investimos muito em vinho, canalizamos todos os nossos recursos nesse sentido e produzimos hoje com a melhor tecnologia do mundo. Mais que isso, estamos agora colhendo os frutos dos esforços e já faz pelo menos dez anos que os resultados do Sul vêm somando para a empresa”, Ângelo Salton Neto.

Além da trajetória de Ângelo Salton Neto, PARA SER GRANDE conta a história de outros grandes empresários brasileiros. Abaixo, a lista completa dos empreendedores presentes no livro:

Abraham Kasinsky, fundador da Cofap e da Kasinski Motos.
Alberto Saraiva, Habib’s.
Aleksandar Mandic, Mandic: Mail.
Alex Periscinoto, SPG&A.
Ângelo Salton Neto, Vinícola Salton.
Camilo Cola, Viação Itapemirim.
Chieko Aoki, Blue Tree Hotels.
Cristiana Arcangeli, fundadora da Phytoervas e da Éh.
Daniel Rivas Mendez, Sapore Benefícios.
Elói D’Ávila de Oliveira, Flytour
Guilherme Paulus, CVC Turismo.
Ivan Fábio Zurita, Nestlé.
Laércio Cosentino, Totvs.
Lirio Albino Parisotto, fundador da Videolar e gestor do fundo LPar.
Luiz Sebastião Sandoval, Grupo Silvio Santos.
Michael Klein, Casas Bahia.
Ozires Silva, criação da Embraer.
Peter Graber, Graber Sistemas de Segurança.
Robinson Shiba, China in Box
Washington Olivetto, W/Brasil

A autora
Nascida em São Paulo em agosto de 1975, Marina Vidigal é formada em tradução pela Associação Alumni e em Publicidade e Propaganda pela ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP. Em 1996 começou a trabalhar como jornalista, fazendo reportagens e textos sobre os mais diversos temas, especialmente para revistas. Desde 2000 tem atuado também em pesquisa e redação para editoras de livros. Pela Panda Books este é o terceiro livro que publica e, segundo garante, é seu favorito, uma grande realização profissional. Para entrar em contato com a autora:
PARA SER GRANDE
parasergrande@terra.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: