quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Moscatel Firmino Splendor-Esplendor de espumante até no nome!

Meninas e meninos,
Quando conheci os vinhos espumantes do profº Firmino Splendor faz alguns anos, creio que uns quatro, fiquei admirador de seu estilo, simples e preciso, com as qualidades que devem ter os espumantes.
Formado na primeira turma do curso de enologia no Brasil no ano de 1962, foi também fundador da Associação Brasileira dos Técnicos em Viticultura e Enologia (ABE) do qual foi seu presidente por dez anos, e também dando aulas na escola onde se formou, por 25 anos, ajudando a formar inúmeros jovens enólogos talentosos que atuam hoje no setor.
De acordo com a OIV-Organização Internacional da Uva e do Vinho, enólogo é o profissional especializado que, através de seus conhecimentos técnicos e científicos, assume a plena responsabilidade pela qualidade e sanidade da elaboração dos vinhos e produtos derivados da uva.
Assim é atribuição dos enólogos, as pesquisas, a criação de metodologias, analises físico-químicas, a degustação e elaboração dos vinhos, desde a escolha das cepas mais adequadas ao solo e clima, até o acompanhamento de todos os processos inclusive o engarrafamento.
Firmino Splendor faz vinhos há mais de 50 anos, e lançou recentemente seu espumante brut, mas o que mais me agradou desde o meu contato com seus vinhos foi o Moscatel, espumante que o Brasil tem condições otimizadas.
Bom perlage e mousse, com bolhas finas e constantes, boa acidez equilibrada com o dulçor(75g/l), álcool ao redor dos 7,5%.
Ideal para harmonizar-se com sobremesa a base de sorvetes, panetones, bolos, ou simplesmente degustá-lo solo, à beira da piscina, na praia.
Da ultima vez que degustei o moscatel, o fiz acompanhado dos excelentes pães de mel que a amiga Paula da Sweet Brazil, me trouxe para harmonizar.
Sweet Brazil
http://www.sweetbr.com.br/

Adega Splendor
www.adegasplendor.com.br/espumantes
112639-1872
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: