quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primavera e vinho rosado combinam. A Zahil e a Viña Aquitania sabem disso.


Meninas e meninos,
Estamos na primavera, e como esta estação é a das flores, apesar de que nos últimos anos, o clima anda meio à deriva, em matéria de vinhos, ao menos nas épocas de maior calor, vamos de espumantes, brancos e rosados.
Sei, e já escrevi sobre isso, que nós Brasileiros não “gostamos” muito de brancos e rosados, mas pensem: Calor, praia, piscina, pic-nic, festa, não é tudo o que combina com estes vinhos?
Por falar em rosado, um que é importado pela Zahil, do Chile da Viña Aquitania, é o exemplo do que falo.
Bem ao gosto do Brasileiro, que acabei de citar, por ser um vinho de sangria, ou seja, o mosto de uvas tintas, no caso Cabernet Sauvignon, é em parte eliminado, perdendo volume, e deste, é vinificado em branco.
Guardadas as devidas proporções e técnicas, é um vinho tinto mais claro, vinificado em branco, ou seja, a técnica dos brancos, no mosto de uvas tintas “SANGRADAS”.
Aromas frutados e florais, um toque herbáceo leve se faz sentir.
Em boca, é fresco e confirma frutas, equilibrado em acidez e álcool(14%), importante para os vinhos, ainda mais os degustados nos dias mais quentes que se aproximam.
Da cor da estação, os vinhos rosados têm tudo a ver com a primavera e são extremamente versáteis, para harmonizações varias, além de belíssimos.
Em todos os vinhos, devemos estar sempre atentos à temperatura de serviço, mas em especial nos brancos, espumantes e rosados, pois se os degustamos em temperatura acima da ideal, eles se tornam enjoativos, amargos.
Para este vinho, o ideal será em torno dos 9º a 10º C.
Zahil
http://www.vinhoszahil.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: