sábado, 4 de setembro de 2010

Río de Los Pájaros Reserve 2006 Brut Nature, um legítimo espumante tinto de Tannat Uruguaio.

Meninas e meninos,
Ainda dentro do tema Wines of Uruguay, me deparei com algo inédito no quesito vinho, ao menos para mim e para alguns tantos outros que consultei.
Como tudo o que é novo, pude verificar a desconfiança de alguns e a concordância de outros, com relação à minha opinião sobre o assunto.
É que degustei um espumante tinto feito com a uva Tannat.
Isso mesmo, com Tannat, e quer saber, em minha modesta opinião, achei bom.
Claro que é algo para ser testar ainda e verificar o mercado, mas eu, que gosto dos vinhos verdes tintos, achei bárbaro.
O espumante em questão é Río de Los Pájaros Reserve 2006 Brut Nature da conceituada Pisano Family Vineyards Uruguay,
Vinificado pelo método clássico, e com 14% de álcool, ótima acidez, e bem seco, como convém e é de direito dos Brut Nature, tem algo que me chamou a atenção.
Seus taninos devido à Tannat são perceptíveis no espumante, fazendo um contraponto mais que interessante com a boa mousse, frescor e álcool que ele tem.
Conversando com a eficiente e linda Fabiana Bracco, Export Manager da Pisano, disse a ela que achava ser este espumante bom para gastronomia mais “parruda”, no que ela devolveu dizendo ter ficado ótimo com feijoada, e eu acredito, pois já fiz a harmonização de espumantes e feijoada e também Tannat com feijoada, e ambos se saem bem, basta que tenhamos o cuidado de pegar vários dos ingredientes do complexo e gordo prato, e não um só.
Vejam: se coloco na boca um bocado de carne seca, paio, feijão, rabo e costelinha é uma coisa, se coloco feijão, arroz, farofa, couve e orelha é outra certo?
Eu, a meu ver, como já disse inúmeras vezes, sempre procuro conhecer novos vinhos, métodos novos de vinificar( lembram-se do Gravner, um branco fermentado com as cascas, ao ar livre, em barricas de barro e que depois descansa em barris?) Querem coisa mais diferente?
O vinho, claro é diferente, assim como o Espumante Preto da Pisano.
Eu gostei e recomendo que ao menos se dêem à chance de provar, sem preconceitos e sem de antemão achar que não irão gostar.
Bacalhau e vinho verde tinto, porque não com espumante tinto de Tannat?
Leitão assado, costela bovina, enfim, o prazer de novas sensações não tem preço!
Eu gostei, nunca me canso de experimentar sensações novas na enogastronomia, e só estou esperando este vinho chegar ao Brasil para com calma degusta-lo, bem refrescado, ao redor dos 6ºC e seguir inclusive a dica da Fabiana.
Quem importa os vinhos da Pisano é a Mistral.

Fabiana Bracco-Pisano
pisano.exports@adinet.com.uy
Pisano Wines
http://www.pisanowines.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: