terça-feira, 28 de setembro de 2010

Troféu Vitis 2010 para Jairo Monson e Luiz Rizzon


Meninas e meninos,
Recebi dos amigos da ABE- Associação Brasileira de Enologia, além do resultado da 18ª Avaliação Nacional de Vinhos, os homenageados com o troféu Vitis 2010.
Com alegria, destaco que um dos ganhadores, Jairo Monson, é meu colega do Jornal Vinho & Cia, onde ambos escrevemos, ele com a coluna Vinho & Saúde e eu com a coluna de negócios: Vinho Que Negócio é Esse?
Também felicito o outro agraciado Engº Agrônomo Luiz Rizzon.
Em outra postagem, colocarei os mais representativos da 18ª Avaliação.

Associação Brasileira de Enologia presta homenagem a grandes colaboradores do setor vitivinícola brasileiro
O especialista em clínica médica e cardiologia, Jairo Monson de Souza Filho e o engenheiro agrônomo, Luiz Antenor Rizzon, foram homenageados pela Associação Brasileira do Enologia (ABE) com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro e Enológico, respectivamente. A distinção ocorreu hoje (25) durante a 18ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2010. Idealizado pela entidade ainda na primeira edição do evento, em 1993, o troféu faz distinção àqueles que contribuem para a promoção e valorização dos vinhos do Brasil.


Membro de várias sociedades científicas no Brasil e exterior, Jairo Monson é autor de capítulos sobre Vinho e Saúde em livros, revistas e jornais científicos. Grande pesquisador e defensor dos benefícios que o vinho traz a saúde, emprega em sua profissão o conhecimento adquirido ao longo dos anos.

A trajetória de Luiz Antenor Rizzon sempre esteve atrelada à cadeia produtiva da uva e do vinho. Seus estudos se tornaram referência e fonte de pesquisa para enólogos de todo o país. A vocação para a pesquisa iniciou ainda em 1972, quando se tornou engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Diplome D’Etudes Aprofundies pela Université de Bordeaux, é doutor em Docteur Ingenieur pela Université de Bordeaux. Também foi pesquisador e responsável pelo Laboratório de Enoquímica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Na foto de Gilmar Gomes temos:
Da esquerda para direita: Dr. Jairo, Dr. Luiz e Christian Bernardi presidente da ABE.
ABE
http://www.enologia.org.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: