quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Espumante Courmayeur Retrato Nature



Meninas e meninos,
Logo mais, as 19:30 hs de hoje no Club Transatlântico, o Espumante Retrato da Vinícola Courmayeur será apresentado aos jornalistas e enófilos presentes.
Eu tive o privilégio de já tê-lo degustado, e em primeira mão, coloco aos leitores e seguidores do DivinoGuia esta prova.
Vinificado pelo processo Charmat, o Retrato é um Nature (espumantes Nature não levam nenhuma adição de açúcar final no licor de expedição, são os mais secos na classificação dos Espumantes. Sua elaboração deve ser perfeita, com vinho base de excelente harmonia e qualidade, para que se possa obter um espumante de sabor fino e aromas impecáveis)100% de uvas Chardonnay de Garibaldi na Serra Gaúcha.
As uvas Chardonnay do espumante Retrato provem exclusivamente do vinhedo Colina Verde C1, localizado em Garibaldi, em altitude de 644 m. O vinhedo possui sete anos de idade e encontra-se a 29º 13'10'' S de latitude e 51º 34'03'' W de longitude, em solo de textura franco-argilosa, com 110 cm de profundidade. As videiras estão conduzidas em sistema Y, com espaçamento de 2,5 x 1,3 m. A expressão de um terroir único revela a singularidade de cada safra, o seu Retrato. Os espumantes elaborados sob este conceito permitem a melhor expressão das características do solo e dos clones da videira. As uvas foram colhidas manualmente no dia 17 de janeiro de 2011, com 17º babo.
Aromas muito frutados, cítrico predominando e algo floral, com perlage fino e abundante, confirmando em boca o frutado, é fresco e fácil de beber, degustei-o ao redor dos 6ºC.
Ótima acidez, longo e expressivo, o que me motivou a harmoniza-lo com uma pescada no cartoccio (aquele “envelope” de papel alumínio ou papel manteiga, no qual embrulhamos o alimento para que faça a cocção em seu próprio suco, sem perde-lo).
Coloquei apenas azeite, algumas ervas para aromatizar a pescada, e raspas de limão Siciliano. Ficou ótimo.
Uma boa pedida para as festas de final de ano que se aproximam, sob o calor tropical de nosso verão.
Clube da Champa
http://www.clubedachampa.com

Vinícola Courmayerur
www.courmayeur.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: