quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MOVI-Movimiento de Viñateros Independientes





Meninas e meninos,
Estive em almoço organizado pela linda e experiente amiga Vera Leal, da H3 Design, auxiliada pelas não menos eficientes, lindas e experientes amigas da Fundamento, onde junto com os representantes do MOVI-Movimento de Vinhateiros Independentes, uma organização Chilena, cujo objetivo principal é, sobretudo, o amor pelo bom vinho, conheci um pouco do movimento e alguns vinhos que não havia ainda degustado. Seus integrantes vêm de diferentes origens e nacionalidades, sendo este um diferencial que proporciona uma visão mais abrangente além da participação ativa e dinâmica em um mundo onde a homogeneidade caminha a passos largos.
Cada membro do MOVI tem um compromisso honesto e desinteressado pela independência, transmitindo em cada etapa da produção sua maneira de interpretar determinado terroir e vinhedo, e que são manifestados na forma de viticultura, vinificação, envelhecimento e distribuição.
MOVI surge em uma indústria já estabelecida, de caráter impessoal e de alta tecnologia, cujas tendências de mudanças já vêm sendo sentidas em diversas partes do mundo, sendo representadas no Chile por um grupo de profissionais que conhecem profundamente a realidade chilena e que buscam contribuir com esta missão, proporcionando um desenvolvimento sustentável.
Em uma tarde quente do verão de 2009, nasce MOVI. Os 12 sócios fundadores formalizaram a criação do grupo e seguem neste caminho de consolidação, encantando e dando ar fresco a uma indústria conservadora.
Aqui não existem grandes conglomerados empresariais, nem mecenas que patrocinem um projeto. Cada garrafa é produzida de modo a refletir o caráter e a identidade do terroir de seu local de origem.
Isto posto, devo dizer que raras vezes, e não fui só que quem observou isto, temos uma quantidade( foram 17 amostras), de ótimos vinhos juntos.
Claro, há os que mais gostamos, diferentemente, assim espero, de outros colegas, que gostam mais de outros, e por aí vamos.
Hoje posto somente em prol do movimento que achei fantástico, já sonhando com o dia que nossas vinícolas também façam coro com estes ideais e formato.
Com a palavra o IBRAVIN, que já conseguiu muito pela união e concórdia dos vinhateiros Brasileiros.
Parabéns ao Presidente do MOVI André Costa.
Parabéns ao Vice-Presidente do MOVI Felipe Garcia Reyes, presente ao evento.
Parabéns a todas as vinícolas, sobre as quais falarei em breve.

Membros do MOVI: Bravado Wines, Bustamante, Clos Andino, Flaherty Wines, Garage Wine Co., Gillmore, I- Wines, Lagar de Bezana, Meli, Montsecano, Peumayen, Polkura, Reserva de Caliboro, Rukumilla, Starry Night, Trabun, Villard e Von Siebenthal.
MOVI
http://www.movi.cl/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: