sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Festival vinhos de Portugal em Restaurantes



Meninas e meninos,
Quando vejo uma boa iniciativa onde, aliada à gastronomia, temos o apelo dos vinhos, fico muito feliz, afinal, esta é a “minha praia”.
Sempre disse, pois acredito firmemente nisso, que a melhor maneira de iniciármos alguém nos prazeres dos vinhos, é através da gastronomia.
Quando em palestras sempre brinco com a alusão de que comer, aprendemos com nossas mães, desde os primeiros minutos de nossa existência, já as bebidas alcoólicas, aprendemos muito mais tarde, e por vezes da maneira errada.
Fui com a minha eficiente e muito linda amiga Anna, da Vinho Brasil, testar o festival em um dos restaurantes participantes, que a minha não menos eficiente e linda, porém morando mais distante, no Rio de Janeiro, Andréa, que assessora a ViniPortugal, já havia me avisado, e mandado a relação dos locais.
Vários deles, já conhecia, sendo que em alguns deles sempre vou, ou a convite ou por mim mesmo, mas um deles, fazia anos que não voltava, e me chamou logo a atenção, o Restaurante Bar Antiquarius.
Dentre os vinhos, vários deles muito conhecidos e ótimos, os da Cia das Quintas Prova Régia(fantástico) e o Quinta de Pancas(espetacular), Esporão, Crasto, Manoel Poças Jr, Van Zellers, e alguns não conhecidos como um deles, o Sobreiro Velho 2010, um Alentejano.
Dentre os pratos do cardápio especialmente montado e harmonizado com os vinhos do festival pelo competente Araújo, um nos despertou o apetite, o Bacalhau à Lagareiro, onde o Araújo fizera a indicação de um tinto Alentejano, e a Anna assim como eu, que não conhecíamos o Sobreiro Velho, logo pedimos os dois, o prato e o vinho.
Soberbo prato(aparece na foto), o vinho muito bom, mas, confesso que cometi um engano, levado pela região. Muito aromático, frutado, especiarias, confirmando em boca as frutas, morango, cerejas, boa acidez, álcool 14%, tudo indicava ser o vinho o acompanhamento perfeito, mas pelo corpo do prato, o vinho, mais leve, não encarou. Untuosidade do prato nadando em azeite, o álcool fez bonito, mas como o vinho era muito frutado, degustado sozinho, muito bom, mas não acompanhou como disse o prato. Acontece não raras vezes, a teoria ser abatida pela prática, e vi que para aquele prato, o corpo do vinho terá que ser mais austero. Problema? Nenhum. Comemos e bebemos com gosto, pois a harmonia reinava entre nós, a casa, o Araújo, e como sempre digo também, harmonia é um todo!
Vejam um pouco mais:
A ViniPortugal, associação que promove os vinhos portugueses pelo mundo, realiza o Festival de Vinhos Portugueses, de 14 de Novembro a 4 de Dezembro.
ViniPortugal sorteará viagem entre clientes participantes: O cliente que carimbar o seu mapa de Portugal três vezes, ou seja, participar três vezes da ação nos restaurantes integrantes do festival poderá participar do sorteio que o brindará com uma viagem a Portugal, com direito a acompanhante.
Conheça a lista dos restaurantes:
- Antiquarius: Alameda Lorena, 1884 - Jardins
- Bacalhoeiro: Azevedo Soares, 1580 – Tatuapé -Cosi Santa Cecilia: Rua Barão de Tatuí, 302 – Santa Cecília
- Cosi Vila Nova: Rua Jacques Felix, 381 – Vila Nova Conceição
- Grill Hall: Rua Pedro de Toledo, nº 1361 - Vila Mariana
- Materello: Rua Fidalga, 120 - Vila Madalena - O Pote do Rei: Rua Joaquim Antunes, 224
- Porto Rubaiyat: Rua Amauri 225 - Itaim Bibi
- Purpurina Oficina das Pizzas: Rua Purpurina, 517 - Vila Madalena
- Restaurante do MUBE: Av. Europa, 218 - Tasca da Esquina: Alameda Itu, 225 - Jardins
- Trindade Alphaville: Alameda Rio Negro, 111 – Alphaville Industrial – Barueri
- Trindade Itaim: Rua Amauri, 328 – Itaim Bibi - Ville du Vin: Alameda Tocantins, 75 – Alphaville
Face Book: we love portuguese wines

Vídeo


Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Arthur Oliveira disse...

PREZADO AMIGO,

A CHAVES OLIVEIRA ESTÁ PARTICIPANDO COM OS SEGUINTES VINHOS:
1- Sobreiro Velho Reserva Premium
2- Sobreiro Velho Reserva
3- Sobreiro Velho Regional Aragonez, Syrah e Trincadeira

http://chavesoliveira.blogspot.com/2011/11/chaves-oliveira-no-festival-de-vinhos.html

ABRAÇO,

ARTHUR

Álvaro Cézar Galvão disse...

Arthur, que bom que o vinho que escolhi, apesar de não ter sido o melhor casamento com o prato pedido, é você quem trás.Me informaram outra importadora, cujo nome já não me lembro, mas que não era a Chaves Oliveira, que conheço bem.
Sucesso
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão