sábado, 7 de junho de 2008

Mondo Vino e o projeto TORMENTAS


Meninas e meninos,
Volto ao tema da série Mondovino, que já postei dias atrás, porque meu amigo Marco Danielle, (me dirijo assim ao Danielle apesar de não conhece-lo pessoalmente, mas sou fã dos seus vinhos e de seu projeto, além de ser amigo da Sonia, a "Madame do Vinho") que foi entrevistado para a parte referente aos vinhos brasileiros, vai aparecer, segundo a produtora, no primeiro capítulo levado ao ar, neste Domingo, 08/06.
Apesar da surpreendente atração do diretor pelos vinhos do nosso país, em Mondovino, o Brasil figura de forma caricata. Ao comprar os direitos de exibição do filme, a Band vislumbrou a oportunidade de aumentar o conteúdo sobre o Brasil. Assim, Mondovino continua!
A série começa pela exibição de um trabalho inédito sobre vinhos brasileiros.
Vinho de Chinelos- foi dirigido pela fotógrafa e cineasta paulistana Paula Prandini, mulher de Nossiter, que aparece junto a Danielle na foto, durante a filmagem, e tem como tema a recente produção do vinho brasileiro na Serra Gaúcha. Nele, é discutida a identidade do vinho nacional, que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, mas ainda é alvo de críticas e preconceitos. O vinho está de tal forma presente em nossa cultura e em nossas vidas que mesmo quem não é enófilo ou grande entusiasta do tema foi aos cinemas e saiu com água na boca após os filmes Sideways e Mondovino (ambos disponíveis em DVD, nas locadoras).
Tormentas é tema de uma das nove entrevistas que definirão o vinho do Brasil, na série Mondovino. Apesar do título novamente alegórico para o capítulo tupiniquim, esperamos que desta vez Mondovino lance um olhar mais profundo sobre o vinho brasileiro.
Marco Danielle foi entrevistado em meio aos vinhedos do novo projeto em Campos de Cima da Serra, ao lado de Milton Scola, um dos sócios na Vinha Solo, e da "Madame do Vinho", porta-voz do Tormentas em São Paulo. Depois, a mesma filmadora que atravessou dois continentes em Mondovino fez parte de um jantar, onde se atentamente sorveu o depoimento do amigo Francis, grande connaisseur, adepto da biodinâmica e entusiasta do Projeto Tormentas. Francis fala de sua saudade dos tempos de adolescente, quando a Serra Gaúcha produzia vinhos leves, de perfil gastronômico, a partir e castas italianas.
Todas as participações acima citadas foram confirmadas junto à produtora de Mondovino, indo ao ar no primeiro episódio da série de oito capítulos, com já disse.
Domingo 8 de Junho, à meia-noite e trinta na Band, após o programa "Canal Livre".
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: