sábado, 28 de junho de 2008

MOVIMENTO EM DEFESA DA UVA E DOS VINHOS DO BRASIL

Setor vitivinícola promove manifestação
em defesa da uva e dos vinhos do Brasil
Mais de 2 mil pessoas deverão protestar em Porto Alegre, no próximo dia 03 de julho

A possibilidade de uma crise no setor vitivinícola brasileiro vem se acentuando nos últimos anos. A preocupação do setor está justamente na colocação da produção da uva na safra de 2009. Em busca de soluções mais ágeis junto ao governo, produtores de uva, sindicatos dos trabalhadores rurais, entidades setoriais, cooperativas, indústrias e profissionais da área criaram o Movimento em Defesa da Uva e dos Vinhos do Brasil. As articulações para deflagrar o movimento iniciaram há cerca de três meses e a primeira ação conjunta está marcada para o próximo dia 03 de julho, em Porto Alegre.

Respaldado por entidades como os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associação Gaúcha de Vinicultores (AGAVI), Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Sindicato das Indústrias do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho), entre outras, o movimento pretende reunir mais de duas mil pessoas na manifestação pública que será realizada na próxima quinta-feira, 03, em frente ao Palácio Piratini e na Assembléia Legislativa do Estado.

Mais de 40 ônibus sairão de municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Veranópolis e Antônio Prado com destino à capital gaúcha. Em Porto Alegre, os participantes do movimento cumprirão um roteiro que inclui manifestação junto aos Ministérios da Agricultura e da Fazenda e caminhada até a Praça da Matriz na parte da manhã. À tarde, a manifestação seguirá até o Palácio Piratini e a Assembléia Legislativa. A agenda recebe o apoio do Deputado Estadual Alberto Oliveira, Coordenador da Frente Parlamentar da Vitivinicultura e da Fruticultura, que vem trabalhando intensamente junto ao movimento.

Um encontro com o Presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Alceu Moreira, já está confirmado para às 13h30min. Os líderes do movimento também esperam conseguir realizar, no mesmo dia, uma audiência com a governadora Yeda Rorato Crusius. Na ocasião, os representantes do movimento entregarão um documento com a pauta de reivindicações do setor vitivinícola brasileiro. Entre as solicitações, destaque para antigas bandeiras de luta como a tributação excessiva dos vinhos e espumantes brasileiros e o crescimento das importações, facilitado pela taxa cambial e por acordos internacionais que só beneficiam os produtos estrangeiros. Além disso, engrossam a lista de pleitos do movimento, itens como a redução de 25% dos estoques de vinho através de instrumentos de controle e a formação de estoques reguladores que possam garantir a colocação total da próxima safra de uvas; redução dos tributos incidentes sobre o vinho e diferenciação da carga tributária incidente sobre o vinho – produto genuíno – com a dos produtos que imitam o vinho – sangrias, coquetéis e bebidas alcoólicas mistas; ação enérgica da Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura, em relação à fiscalização, entre outros.
O movimento também está juntando assinaturas para um abaixo-assinado. A intenção é reunir o maior número possível, demonstrando a representatividade da cadeia produtiva da uva e do vinho, que só de viticultores (produtores de uva) reúne mais de 20 mil famílias.
O setor em números:

20 mil famílias de viticultores;
1.200 vinícolas;
75 mil hectares plantados – sendo 40 mil para produção de sucos e vinhos;
12 Estados produzem uvas e vinhos;
1,2 bilhões de kg de uvas, sendo 50% para a produção de vinhos e sucos;
300 milhões de litros de vinhos por ano;
R$ 1,2 bilhões de faturamento por ano na indústria

Apóiam o movimento, as seguintes organizações:
Associação Brasileira de Enologia – ABE
Associação Catarinense de Vinhos Finos de Altitude - ACAVITIS
Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes – Apromontes
Associação dos Engarrafadores de Vinho de Jundiaí
Associação dos Produtores de Vinho de Monte Belo do Sul – APROBELO
Associação dos produtores de Vinhos de Pinto Bandeira - Asprovinho
Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – Aprovale
Associação dos Vinicultores de Garibaldi – Aviga
Associação dos Vinicultores de Veranópolis – Aviver
Associação Farroupilhense dos Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados - AFAVIN
Associação Gaúcha de Vinicultores - AGAVI
Associação Gaúcha dos Engarrafadores de Vinhos - AGEVIN
Associação Vale das Antas,
Câmara Setorial da Uva e do Vinho
Caminhos da Colônia
Comissão Interestadual da Uva
Federação das Cooperativas de Vinho - Fecovinho
Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin
Instituto do Vinho do Vale do São Francisco - VASF
Sindicato das Indústrias do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho)
Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região
União Brasileira de Vitivinicultura – UVIBRA

FONTE : Lucinara Masiero Anacleto
www.conceitocom.com.br
54 3451.5812
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: