sexta-feira, 5 de março de 2010

Para se abrir uma garrafa de vinho não devemos fazer barulho


Meninas e meninos,
Ao receber uma indagação de uma leitora do DivinoGuia que vive e trabalha em Portugal, e que ao desarrolhar uma garrafa de vinho surgiu a dúvida sobre ser ou não de bom tom, fazer aquele “ploc”, barulhinho característico da saída da rolha quando a se retira sem muito cuidado.
Me ocorre que de fato, de quando em vez, doravante, postarei algumas questões mais relacionadas ao serviço de vinhos, que tantas dúvidas suscitam.
Como já respondi via e-mail, peço a gentileza da compreensão para apenas citar seu pré-nome, a Cris, a qual motivou esta postagem.

Ao abrirmos uma garrafa de vinho tranquilo (aquele que não é espumante, nos seus mais variados tipos, como os Asti, frizantes e frizantinos), se estivermos com um bom saca rolhas como instrumento para tal, devemos abrir a garrafa cuidadosamente para preservarmos a integridade da rolha, e naturalmente com suavidade extrai-la.
Claro que podemos pensar que os saca rolhas mais antigos, aqueles que continham a espiral e uma haste em “T”, onde era comum prender-se a garrafa entre as pernas, para ajudar a exercer força para a retirada da rolha, algumas vezes um barulho devia haver, mas hoje com os vários tipos de abridores, principalmente aquele denominado tipo “papagaio”, pois seu formato fechado lembra o pássaro, mais comum e facilmente encontrado, isto não mais ocorre por acaso.
O saca rolhas deve ter uma espiral com voltas helicoidais e nunca circulares, para preservar intacta a cortiça. Deve também ter um comprimento que seja algo em torno de 7cm, pois não devemos introduzir a haste até ultrapassar a cortiça, e as há de 7cm de comprimento nos grande vinhos.
A peça da figura não tem dois estágios, mas a melhor é a que contenha este, pois facilita em muito a quantidade de força à ser exercida.
Deve ter também este abridor, uma lâmina com serrinha para facilitar o corte do lacre, se a lâmina for de fio, esta logo ficará cega.
Então vemos que o correto proceder facilita em muito o trabalho de abertura da garrafa, e nunca fazer barulho, já que o barulho mais adequado aos vinhos é o tilintar das taças nos brindes, e os sorrisos de satisfação que estes proporcionam.
“Uma cozinha sem saca-rolhas é apenas mais um cômodo da casa".
Keith Floyd
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão





Nenhum comentário: