quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tasca da Esquina com menú elaborado para harmonizar com vinhos especiais.

Meninas e meninos,
Vitor Sobral dispensa apresentações, os enólogos Paulo Laureano e Luis Pato também, então o que acham da aventura fantástica de reunir estes três premiados artistas em suas atividades?
Pois foi o que vivi ao saborear os pratos do Vitor no seu Tasca da Esquina, harmonizados com os vinhos Splendidus Vitor Sobral, Branco e Tinto, vinhos DOC Alentejanos, vinificados pelo Paulo Laureano e assinados pelo Vitor Sobral, e o belo Espumante Informal Rosado Bruto do Luis Pato.
Pratos deliciosos preparados pelos chefes renomados não são novidade para mim e para tantos outros, mas algumas surpresas ao se elaborarem os menus, sempre me chamam a atenção.
Recebidos pelo Chef Hugo Nascimento, do Tasca da Esquina, minha linda companhia a Cindy Wu, da Anagrama, da minha querida amiga Reila e eu, passamos por uma aventura de tirar o fôlego, não só pelos vinhos, pela harmonização, mas principalmente por dois pratos que passo a descrever.
Para entrada o menu sugere para harmonizar com um espumante que já fiz menção
O Informal Rosado Bruto 2010, vinificado com a uva Baga, da Bairrada, da qual o Luis Pato é o verdadeiro arauto e divulgador, tendo-a elevado à condição de “star” em sua vinícola, a sugestão do ”Suco frio de Maçãs Verdes, Presunto, manjericão e azeitonas pretas” caiu como luva. A entrada é soberba, em textura, equilíbrio entre o doce e o salgado, acidez e graxos, tudo o que o espumante Informal tem de melhor, além do floral.
Para o prato a seguir, um Croquete de Mandioquinha e Castanhas de Caju, Chutney de Laranja e Cardamomo, e Vinagrete, para enfeitar e fazendo parte do todo, uma folha de Azedinha Vermelha.
Delicado, gama variada de aromas e sabores casando bem.
O vinho, um ótimo Antão Vaz, o Slpendidus Vitor Sobral Branco 2010, exalando cítricos, certo floral, mineral evidente, confirmando em boca o cítrico(lima da Pérsia).
Para prato principal o belo Arroz de Pato do Tasca da Esquina, suculento e aromático, e o vinho, o Splendidus Vitor Sobral Tinto 2009. Neste corte de Trincadeira, Aragonêz e Alicante Bouchet, o Paulo Laureano mostra sua competência.Vinho carnudo, com seus 14%de álcool, equilibrado com taninos evidentes, mas macios e bons, acidez ótima, muita fruta madura, especiarias nos aromas e algo animal, que confirma em boca principalmente as frutas em compotas, como ameixas, e o cravo. Harmoniza perfeita também neste caso.
Aproveitando, meu amigo Edrey Momo, pede para avisar que hoje, dia 12 de Abril, nova grande experiência gastronômica no Tasca com o João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, e o projeto Duorun, eleita a vinícola Portuguesa do ano de 2011.
Pelo magnífico do prato, a foto é da entrada, o suco frio de maçãs verdes.
Tasca da Esquina
www.tascadaesquina.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: