segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Espumante Brut Rosé da Cordelier: Mais um vinho para nossa festas

Meninas e meninos,
A Vinícola Cordelier acaba de lançar o o Espumante Brut Rosé.
São somente 6.001(não me perguntem o porque do 1) garrafas, sendo que 25% da produção já foi enviada para o mercado externo, restando apenas 4.500 garrafas.
Gostei da intensidade de perlage, da cor extraída das uvas Merlot, aromas frescos e frutados que lembram as frutas mais vermelhas e maduras, trasendo também algo de floral.
Na boca tem bom ataque e acidez, apesar de não ter uma persistência muito longa, mas devido à acidez e frescor, é um espumante gastronômico também, podendo ser harmonizado com a culinária oriental, o que é ótimo para os dias de verão.
Recomendo o que fiz, e que para meu paladar ficou melhor, que deva ser degustado um pouco acima da temperatura usual para espumantes jovens, devido ter sido extraído da Merlot.
Servido aos 8º estará ótimo
Descontraído, o espumante, inicialmente, estará disponível apenas na loja de vinhos da própria vinícola (54 2102.2310), em Porto Alegre através do telefone (51) 9668.5959 e pelo site www.cordelier.com.br
Outra excelente opção é degustá-lo num happy hour ou num momento de descontração.


O Espumante Cordelier Brut Rosé é obtido pelo Método Charmat Longo. Elaborado a partir de um vinho base da variedade Merlot, safra 2008, ressalta aromas bastante frutados, florais e amanteigados. As uvas são desengaçadas, esmagadas e seu mosto permanece 24 horas em maceração a frio, para melhor extração de aromas, taninos e cor vindos das cascas. No momento em que o mosto flor é retirado, se obtém coloração vermelho-romã, de média intensidade. A condução da fermentação se dá com temperatura controlada e uso de leveduras especialmente selecionadas, durando entre 18 e 20 dias. Após a fermentação, é feita clarificação deste já pronto vinho base. Para a tomada de espuma é adicionada uma pequena quantidade de açúcar e leveduras, dando início ao processo de segunda fermentação, feito em autoclaves com rígido controle de temperatura. Após, o espumante fica o tempo necessário em contato com as leveduras para que aconteça o processo de autólise. Este período pode durar de 45 a 60 dias. Em seguida, o espumante é estabilizado, filtrado e, posteriormente, engarrafado. O espumante ainda fica um período em repouso nas caves, para somente ser comercializado quando estiver no ponto ideal.
Informações: Vinícola Cordelier Vale dos Vinhedos
www.cordelier.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: