terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Palestra e Degustação com o enófilo Dr. Mario Telles Jr.

Meninas e meninos,
Tenho convites todos os dias, às vezes até mais do que um em cada período, e nem sempre posso atender a todos.
Falo isso para comentar que quando a Fernanda Fonseca, assessora das mais competentes, enviou um "Save the Date", para 25/11 no Consulado Português, se eu não tivesse o cuidado de cancelar outro compromisso nesta data e horário, eu teria perdido uma oportunidade ímpar de estar com amigos e degustar, além do magnífico jantar perpetrado pela linda Chef Helena Rizzo, do restaurante Maní, os mais exuberantes caldos reunidos de uma só vez pelo amigo Mário Telles.
A oportunidade nos foi concedida pelo Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Sr. José Guilherme Queiroz de Ataíde, e a Viniportugal.
Vamos aos vinhos, que foram todos degustados ao sabor das explanações do Mário:
Para começar, fomos recepcionados com o belo espumante 3B-Bairrada-da Felipa Pato, acompanhando as entradinhas(no diminutivo por causa do tamanho das porções, e não pela magnitude dos acepipes).
1-Morgadio da Torre Alvarinho 2007-Vinho Verde-Sogrape, com uma fruta, principalmente pêra de encantar.
2-Quinta do Corujão Grande Escolha 2004-Dão, que após algum tempo em taça, mostrou a pujança das Touriga Nacional e Tinta Roriz.
3-Lagoalva de Cima Syrah 2005-Ribatejo, com um floral intenso, frutado e leve pimenta do reino.
4- Paulo Laureano Alicante Bouchet 2005-Alentejo, que foi para mim o 2ºvinho que mais gostei, e dispensa apresentações devido ao enólogo premiado.
5-Quinta do Crasto Touriga Nacional 2005-Douro, que minutos antes comentávamos de sua conquista do 3ºlugar dentre os 100 melhores do ano, pela WS, e que não só na minha opinião foi o mais aplaudido desta seleção.
6-Moscatel de Seúbal Roxo Quinta da Bacalhoa 1997-a magnífica surpresa como vinho de sobremesa, como bem disse o Mário, sua predileção.
Só para completar e deixá-los com mais água na boca, com a Brandede de Bacalhau com geléia de pimentões degustamos o Redoma Branco Reserva 2005-Nieport-Douro.
Com Carne de Sol à Bráz com palha de mandioquinha, Touriga Nacional/Pinot Noir 2004 Casa Santos Lima-Extremadura.
Magret de pato com mangas e rosas o Zambujeiro 2003 Quinta do Zambujeiro-Alentejo, que para mim foi a melhor harmonização da noite.
E para completar, Sorvete de gemas com espuma de côco e coquinhos crocantes com o Madeira Justino Old Terrantez-Madeira.
Preciso falar mais?
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: