segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Brunellos e Rosso de Montalcino no Mercadão

Meninas e meninos,
Meu amigo Giovanni da Vector me convidou para degustar alguns vinhos da Azienda Agrária Talenti, em companhia de Riccardo Talenti.
Ao sul de Montalcino, no povoado de San Ângelo in Colli, se encontra Pian de Conte, sede da Talenti, uma belíssima construção original, ao lado do Rio Orcia. Em 1980 Pierluigi Talenti comprou esta propriedade que o fascinava há longo tempo e que atualmente cultiva com 20 hectares de Sangiovese Grosso e outras uvas típicas e 4 hectares em um bosque de oliveiras.
Degustamos os seguintes vinhos:

1-Rosso Talenti I.G.T. 2006- 60% Sangiovese Grosso; 20% Syrah; 20% Cabernet Sauvignon.
14% de álcool, apresentando antes de abrir totalmente, notas ácidas no nariz e confirmadas
na boca, mostrando o potencial enogastronômico.
Depois de algum tempo, mostrou toda a fruta nele contida.

2-Rosso Di Montalcino DOC 2006 100% Sangiovese Grosso, 14% de álcool, perfumado e frutado desde que colocado na taça, e que foi abrindo sua exuberância em frutas cada vez mais.
Para mim, ótimo pela relação preço x qualidade.

3-Brunello Di Montalcino DOCG 2000 100% Sangiovese Grosso, que passa por barril durante 24 meses. Com todas as características de um vinho envelhecido, oxidado no nariz, mas que na boca não apresentava esta característica, sendo muito encorpado e rico.

4-Brunello Di Montalcino Riserva 1998 “Vigna Del Paretaio”DOCG 13,5% de álcool.Vinho feito somente em grandes anos com pouquíssimas garrafas, em torno de 10.000, passando por barril por 34 messes, e que apesar da idade estava muito frutado ainda e corpulento.
Como disse anteriormente, apesar dos vinhos serem todos muito bons, meu escolhido para esta matéria foi o Rosso Di Montalcino DOC 2006 pela sua relação de qualidade, podendo ser tomado de imediato nestas festas de fim de ano, harmonizando muito bem com as tradicionais ceias.
Os vinhos da Talenti estão com a importadora Grand Cru
http://www.grandcru.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: