sexta-feira, 9 de abril de 2010

CASA DO PORTO RECEBE O MELHOR SOMMELIER DO MUNDO

Meninas e meninos,
Como sabem sou sommelier formado pela ABS-Associação Brasileira de Someliers curso que sempre quis fazer para ter melhores abordagem e visão quando das palestras e artigos/matérias que executo.
Por isso sinto-me à vontade para postar esta matéria, que aconteceu por obra e graça da bela importadora Casa do Porto, que nos convidou através da assessoria sempre atuante da Tema Assessoria de Comunicação, com suas sempre competentes e lindas representantes Silvana e Roberta, para um almoço em companhia do melhor sommelier do mundo.
Estou falando do sueco Andreas Larsson, eleito o melhor sommelier do Mundo em 2007, ele é também um dos melhores sommeliers da Europa (Trophée Ruinart Meilleur Sommelier d'Europa, 2004) e líder dos sommeliers na Suécia.

Andreas começou sua carreira como chef em 1990, depois de se formar na escola de chefs da Suécia. Após combinar, por breves períodos, a gastronomia com o jazz, ele decidiu se dedicar exclusivamente ao mundo do vinho. Depois de muitas viagens e estudos, Andreas formou-se sommelier em Estocolmo, em 1999.
Atualmente trabalha para o restaurante PM & Amigos em Växjö e é consultor sommelier da companhia aérea Asian Airlines, além de realizar palestras em diversas escolas de sommelier na Escandinávia. Devido sua experiência Andreas Larsson é também colaborador de várias publicações sobre vinhos na Suécia e em outros países, e é frequentemente jurado nas competições internacionais.
O sommelier que possui afinidade especial com os vinhos franceses, a evolução dos vinhos na Espanha, com os Rieslings e Champagnes, realizou no Bistrô Casa do Porto uma degustação especial com 8 grandes vinhos espanhóis:

-Antonino Izquierdo (Tempranillo) 2006 – Ribera Del Duero
-Zerberos( Daniel Ramos) Pizarra y Arena- Old Garnacha 2006
-Mancuso 2004- Old Garnacha
-Bodegas Vizar Selección Especial 2006- Castilla y Leon
-Alzania Cuvée Plus Syrah 100% - Navarra
-Ramiro’s 2006 - ( Tempranillo) Ribera Del Duero
-César Príncipe 2006 - Cigales
-Mas Estela Moscatel e Garnacha Solera- Empordá

Todos os vinhos, sem exceção são extraordinários, mas é claro que alguns me chamaram mais a atenção do que os outros, entrando ai também meu gosto pessoal.
-O Mancuso 2004 da Bodegas Mancuso da região de Valdejalon, vinificado com uvas Garnacha de idade variando de 80 a 100 anos, e com uma produção reduzidíssima de 5000 garrafas/ano, é para mim CAMPIONÍSSIMO!
Aromas frutados em abundância, com toques minerais, fumo de corda, com uma acidez impecável em boca, convidando-nos à gastronomias várias como acompanhamento, enfim um primor.
-César Príncipe outro que se destacou para mim, vinificado com Tempranillo da região de Cigales, que não aparenta evolução da idade em sua cor, frutas no aroma e na boca e um toque irresistível de suave amargor e fumaça de lareira, provavelmente vinda da madeira, já que passa por barril.
-O Antonino Izquierdo, um corte de 95% Tempranillo e 5% Cab Sauvignon, é outros deste que temos que louvar.
- Mas Estela Moscatel e Garnacha Solera, finalizando este festival de puras jóias, vinho para sobremesa, é um biodinâmico com 125g/l de açúcar, feito com a Garnacha Negra em solera de 10 anos cada, com capacidade para 1500 litros e que ao final do processo nos presenteiam com apenas 750 litros anuais.
A chef Thais Bulgarelli preparou um prato especial: a Paella Brasileira, uma releitura da Paella espanhola com ingredientes típicos brasileiros. A sobremesa surpreendeu os convidados: sorvete de açaí, cupuaçu e taperebá.


Na foto o Ariel, sommelier da Casa do Porto, outro fera, é o da esquerda e o Andreas o da direita.
Todos os vinhos degustados são vendidos com exclusividade da Casa do Porto.

Casa do Porto
Alameda Franca, 1225 - Jardim Paulista São Paulo-SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 23h , sábados das 10h às 18h.
11 3061 3003
http://www.casadoportovinhos.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: