sábado, 24 de abril de 2010

Concurso Internacional de Vinhos do Brasil chega a sua 5ª edição.


Meninas e meninos,
Mais uma edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil está próxima de acontecer,
Vejam o release:

Uma vitrine para o mercado mundial, o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil chega a sua 5ª edição cumprindo seu papel na promoção de vinhos e espumantes de diferentes origens.
Muito mais do que conferir prêmios, o concurso exerce um importante papel na promoção de vinhos e espumante Servindo como termômetro tanto para os produtores quanto para o próprio consumidor, o evento auxilia o setor a posicionar seus produtos diante de um mercado cada vez mais competitivo.
Além de ser uma excelente oportunidade para divulgar vinhos e espumantes, o concurso também promove o intercâmbio profissional permitindo a troca de experiências com grandes especialistas do mundo. A Associação Brasileira de Enologia (ABE), através do Concurso Internacional de Vinhos, propicia uma ferramenta para que vinícolas do mundo inteiro exponham seus produtos e tenham como retorno uma mídia baseada na qualidade percebida em seus produtos. Isso tudo com o aval da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
Para o presidente da ABE, Christian Bernardi, esta edição será ainda mais especial devido a realização paralela da Assembleia da União Internacional de Enólogos. “Esta será uma oportunidade de mostrar a enólogos renomados do mundo todo o que o Brasil produz”, comenta. Ele explica que, no mínimo, 13 delegados dos países que integram a UIOE estarão em Bento para degustar as amostras inscritas no concurso e, acima de tudo, circular entre os produtores brasileiros podendo compreender o que ocorre no Brasil vitivinícola.
O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. Com pleno acesso aos produtos disponibilizados pelo mercado, os brasileiros têm, hoje, uma variedade infinita de ofertas decorrentes da globalização. Com a abertura do mercado, o que facilita tanto a exportação quanto a importação, os consumidores se tornaram muito mais exigentes e conhecedores.
O mundo inteiro está descobrindo o vinho brasileiro que já é reconhecido pela sua qualidade. Consolidado como o quinto maior produtor de vinhos no Hemisfério Sul (produção estimada em 3.2 milhões de hectolitros), o Brasil experimenta um momento de crescimento econômico e, com isso, a possibilidade de ampliar seu consumo para produtos de alta qualidade. Prova disso, é que do total de vinhos finos consumidos no país, mais de 80% são de importados. O câmbio (do dólar) tem se mantido estável, com custos razoáveis para os produtos importados, o que tem favorecido o consumo da bebida. Se antes comprar uma garrafa de vinho no Brasil era um hábito somente das classes A e B, hoje isso virou um costume de outras classes, além de aumentar entre as anteriores.

Campanhas institucionais promovidas por entidades e órgãos competentes, inclusive o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Enologia (ABE) têm colaborado para ‘descomplicar’ o ritual de degustar um vinho ou um espumante. A gerente de Promoção do Wines from Brazil, Andreia Gentilini Milan, explica que em monopólios como Canadá e Escandinávia a premiação em concursos internacionais é fator decisivo na hora da escolha dos vinhos a serem adquiridos. “Os vinicultores do Brasil devem prestar atenção nisso se desejam submeter sua produção ao mercado externo, comparando seus vinhos com o que é produzido em outras partes do mundo”, destaca. Ela também ressalta que o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é importante para evidenciar os melhores representantes dentre as amostras brasileiras.

O 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil acontece de 5 a 8 de julho no Hotel & SPA do Vinho Caudalie.
As vinícolas podem inscrever suas amostras através do site
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: