quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vamos tomar o vinho do padre?


Meninas e meninos,
Atire a primeira pedra quem nunca ficou tentado a tomar o vinho do padre!
Calma, eu explico: O vinho que os padres utilizam no ritual da consagração nas missas católicas, que chamamos informalmente de “vinho do padre”, nada mais é do que o vinho canônico, um vinho licoroso pelo seu alto teor de álcool, e dulçor.
Este vinho precisa ser mais doce e ter mais álcool, para que sua conservação seja facilitada.
Vejam um pouco desta estória, que se confunde também com um pedaço da história da Vinícola Salton.

SALTON ELABORA VINHO CANÔNICO HÁ SETE DÉCADAS
Em 1940, um padre espanhol atravessou a rua, no Centro de Bento Gonçalves, para dar início a uma história que chega aos 70 anos

São Paulo, março de 2010 - A Vinícola Salton completa neste ano, além de seu primeiro centenário, sete décadas de elaboração do vinho Canônico. O produto começou a ser preparado pela vinícola de Bento Gonçalves em 1940 e, atualmente, atende a igrejas de todo o país. A produção média anual ultrapassa as 300 mil garrafas, 80% desse volume são comercializados para as paróquias, de forma individual ou através das Mitras Diocesanas. Os 20% restantes são procurados por consumidores que apreciam o vinho para acompanhar sobremesas ou mesmo como aperitivo.
Um início singular marca essa história de 70 anos, como conta o diretor-técnico da Salton, enólogo Lucindo Copat. “Era uma época de muitos padres estrangeiros nas igrejas da região, e a Salton estava localizada no Centro de Bento Gonçalves, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. Ao descobrir que não havia um vinho exclusivo destinado às missas, um padre espanhol, de nome Franco, atravessou a rua e foi conversar com Nini Salton (Antônio Salton, um dos fundadores da vinícola), para saber se a Salton poderia fazer o vinho”, conta. O padre passou o modo de elaboração do vinho Canônico, que é preparado da mesma forma em todo o mundo, começando essa histórica tradição.
O corte de uvas Moscato (50% na composição), Saint Emilion (40%) e Isabel (10%), resulta em um vinho rosado licoroso doce, com graduação alcoólica de 16º GL, comercializado em garrafas de 750ml. Copat observa que a graduação alcoólica mais elevada e a grande concentração de açúcar cumprem a função de conservar o produto por mais tempo, considerando o seu consumo lento, a cada missa. A mais antiga marca comercial para a elaboração do vinho Canônico, que necessita de autorização da Cúria Metropolitana, pertence à Salton e data de 1957.
Para a vinícola, dar continuidade a uma tradição iniciada com seus fundadores representa uma ligação entre o passado e o presente da empresa, que chega aos 100 anos como referência de modernidade e alta qualidade de seus produtos.
Vinícola Salton
http://www.salton.com.br/
11 2281-3300
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: