segunda-feira, 26 de abril de 2010

World Wine Experience-Novo Mundo e os vinhos naturais do Domaine Clos Ouvert

Meninas e meninos,
Esta semana começa com a Expo Vinhoff, e logo depois Restaubar e Expovinis, isto sem contar com almoços e jantares nos mesmos dias. Talvez consiga ir a alguns...
Semana passada tivemos a Grande Prova de Vinhos do Douro e do Porto, promovido pelo IVDP-Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e pelo Solar do Vinho do Porto em São Paulo, e que ainda falta-me postar sobre alguns vinhos fantásticos que lá provei.
Mas antes da maratona desta semana começar, tenho que falar mais um pouco sobre o World Wine Experience-Novo Mundo.
Várias novidades me chamaram a atenção e atraíram meu gosto pessoal, e dentre elas, uma vinícola Chilena, o Domaine Clos Ouvert, que logo de saída sabia que seriam vinhos no mínimo para uma análise mais densa, pois quem estava na estação ajudando a explicar sobre eles, era nada menos que o amigo Jacques Trefois.
São vinhos “naturais”, e que vinhos!
Localizado no vale do Maule, este novo e excitante projeto foi desenvolvido por dois jovens e dinâmicos enólogos franceses, que decidiram deixar a província francesa de Anjou para se estabelecer sob o sol Chileno. A propriedade possui vinhas originais com mais de 100 anos de idade, uma vez que esta região foi poupada da devastação da praga filoxera, e são cultivadas seguindo os conceitos da biodinâmica, o que nos leva aos vinhos oriundos desta vinhas, os chamados “Vinhos Naturais”.
Os vinhos são elegantes e possuem uma complexidade raramente encontrada nos vinhos Chilenos graças à maceração carbônica, uma técnica de vinificação muito conhecida pelo mestre Marcel Lapierre, considerado o principal responsável por colocar os vinhos do Beaujolais de volta ao seleto grupo de vinhos cultuados, e que supervisiona todo o projeto da Clos Ouvert.
Gostei de todos, e dentre os tintos, só estavam à prova tintos, um Syrah, o Sereña 2007 é um primor, mas o que mais me chamou a atenção é um que tem 85% de Cabernet Franc, uma uva que acho fantástica, e completado com 15% de Cabernet Sauvignon, trata-se do Franco Chileno 2007 Domaine Clos Ouvert.
Diga-se de passagem, que apesar de ter 14,5% de álcool, este nos passa desapercebido, pois é bem integrado com acidez e taninos, com toques florais e minerais ao olfato, apresenta também frutas maduras, que se confirmam em boca, com boa persistência e uma acidez de fazer inveja a muitos brancos, aliás, característica da Cab. Franc, o que nos da uma boa indicação que este belo vinho é um trunfo da enogastronomia.
Após a colheita manual, as uvas passam por um processo de suave prensagem seguida de maceração carbônica (60%) e tradicional (40%) por 3 semanas. A fermentação ocorre com leveduras indígenas e sob rigoroso controle de temperatura. Amadurece em barricas de carvalho francês (75%) de primeiro e segundo usos por 6 meses, e em tanques de aço inox (25%). Após o amadurecimento, é feita a assemblage e engarrafamento sem filtragem.
Deve-se consumir este vinho um pouco mais resfriado, por volta dos 16ºC realçando assim sua ótima acidez e frescor.
World Wine
11 3383 7477
consumidor@worldwine.com.br
http://www.worldwine.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: