terça-feira, 8 de julho de 2008

Adilson Farias desenha com café espresso

Um artista que pincela espressos
Adilson Farias é ilustrador há 10 anos e desde o final de 2007 começou a utilizar o café como matéria prima para sua arte. Parecida com a técnica da aquarela, segundo o artista, pela tinta aguada, o café pode ser obtido em diversos tons e representar cores e sombras de pessoas, cafeterias e cenários diversos.
Não é qualquer café, ele explica, mas tão só espressos preparados com cafés gourmet. O café espresso, lembra Adilson, é mais encorpado (concentrado), o que possibilita a pintura. Para focar no desenho, ele prefere trabalhar em cafeterias, assim os baristas preparam os espressos enquanto ele faz um esboço a lápis que vai logo sendo preenchido pelos muitos tons do marrom do café. Para finalizar, um verniz fosco protege a tela dos fungos que seriam naturais à matéria orgânica.
Adilson é autodidata. Costumava ilustrar livros didáticos e infantis. Mas depois que descobriu a pintura com o café, aproveita para explorar um lado Van Gogh, mais solto e despreocupado, com influências também em cartunistas, como o nacionalíssimo Ziraldo.
O ilustrador é autônomo, mas pode ser encontrado regularmente em uma das unidades da cafeteria Lucca Cafés Especiais, de Curitiba (PR). Após mostrar seu trabalho aos paulistanos no 3º Espaço Café Brasil, que foi realizado durante a 24ª Fispal Food Service, de 23 a 26 de junho, em São Paulo (SP), ele procura galerias e cafeterias interessadas em expor seu trabalho temporariamente.
Parte do material que produz está sendo colecionado para o lançamento futuro de um livro, mostrando não só o trabalho, mas também ensinando como descobriu a técnica e seus possíveis resultados.
Para conhecer melhor o trabalho desse caricaturista do café, acesse o blog http://www.ailustra.blogspot.com

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: