terça-feira, 22 de julho de 2008

FISPAL GOURMET SHOW 2008

Meninas e meninos, Conforme prometi, vou falar um pouco do que aconteceu na edição deste ano da FISPAL.

Fui convidado para ser jurado, juntamente com um time de profissionais do mais elevado gabarito: Guta Chaves, do site homônimo, primeira da direita; Celso Frizon ou Dr Costela, do Rancho do Vinho; Bettina Orrico da Casa Cláudia, comida e bebida, publicação da Abril entre; Álvaro Cézar Galvão, e Renato Carioni, chef do Cantaloup, lá na extrema esquerda.
Sempre fico contente quando recebo estes convites, que prioritariamente devem dar oportunidades de se tornarem conhecidos, os novos talentos advindos das boas faculdades de gastronomia hoje existentes. Desta feita, fui jurado com os pratos executados com carnes; o corte, a fraldinha.

O Gourmet Show, que voltou a ser coordenado pelo chef Laurent Suaudeau e reuniu este ano 25 estabelecimentos (entre restaurantes, padarias, lanchonetes e buffets) e quatro faculdades de gastronomia à saber: HOTEC; SENAC; UNIP E Universidade Anhembi Morumbi , numa competição onde, além de talento, era preciso mostrar muita criatividade e rigor na execução das receitas. Desta vez, os concorrentes trabalharam quatro temas: carne, sobremesas, massas e sanduíches, sempre diante de uma platéia numerosa e animada.
Entre as faculdades de gastronomia que participaram do Gourmet Show (Anhembi-Morumbi, Unip, Hotec e Senac), a grande vencedora foi a Anhembi-Morumbi, cuja equipe ganhou o direito de participar de um workshop de dois dias na Escola de Artes Culinárias do chef Laurent Suaudeau. Além disso, a equipe foi convidada também para participar, com despesas pagas, do Gourmet Show a ser realizado no Recife, durante a Fispal Nordeste, em novembro próximo.
Na cerimônia de premiação, o chef Laurent anunciou de surpresa que estava convidando um integrante de cada equipe participante (a ser indicado pela própria equipe) para participar do preparo de dois jantares a serem realizados no início de julho, no Grande Hotel de Campos do Jordão e no Sofitel Guarujá, pelo chef francês Roger Jaloux, que durante muitos anos foi chef executivo do restaurante Paul Bocuse, um dos mais premiados do mundo.

Na segunda-feira, dia 23, com o tema Carne (patrocínio da Marfrig), o vencedor foi o restaurante Leopolldo, de São Paulo. Os restaurantes participantes, além do Leopolldo, foram o Estación Sur, Café Journal, Hotel Sofitel, Buffet Red Gastronomia (de São Paulo), Duo Bistrot (Criciúma – SC), Confraria do Sabor (Campos do Jordão – SP) e La Capannina (Recife – PE).
Entre as faculdades, a vencedora foi Anhembi-Morumbi.
Na terça-feira, dia 24, o tema foram as sobremesas e o restaurante La Brasserie, de São Paulo, foi o vencedor. Os participantes da etapa de terça-feira, além do La Brasserie, foram Doceria Maiella, Doceria Mirabella, Ganache Doceria (de São Paulo) e Pequenas Delícias (Santana de Parnaíba – SP).
Entre as faculdades, a vencedora foi também a Anhembi-Morumbi.
Na quarta-feira, dia 25, as massas eram o tema (com patrocínio da Adria) e a vencedora foi a Cantina do Piero "Il Vero", de São Paulo. Os participantes, além da Cantina do Piero, foram os restaurantes Micchelli, de Recife (PE); Sargento Garcia; Osteria Don Boseggia e Empório São Pedro, de São Paulo; e Le Gourmet Bistrô, de Gonçalves (MG).
A faculdade vencedora foi o Senac-SP, que também ganhou no tema Gourmet Sanduíche, promovido no último dia da feira.
Na quinta-feira, 26, o tema foram os sanduíches (patrocínio da Marfrig) e os vencedores foram os profissionais da Panificadora Beirense, da Vila Carrão, em São Paulo, cujo hambúrguer tinha como diferenciais os sabores de goiabada e chimichurri, além de uma cobertura de fondue de queijo gratinado. O estabelecimento foi premiado com R$ dois mil, mas Daniel Matias, um dos sócios, diz que o mais importante é a visibilidade proporcionada pelo concurso. “Isso vai nos ajudar muito, tenho certeza”, disse. Todos se saíram bem. E fico esperando mais um convite da FISPAL, pois já é o segundo ano que sou jurado e é uma troca muito boa de experiências, para este apaixonado por enogastronomia.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: