quarta-feira, 2 de julho de 2008

SABÃO ECOLÓGICO-VALE A PENA TESTAR


Meninas e meninos,
Sempre que posso, e que seja interessante, costumo postar matérias das mais variadas, de interesse geral, pois meu blog surgiu do meu site, Divino Guia, que era uma revista de Variedades, Cultura. Lazer, Entretenimento, Eno-Gastronomia e Epicurismo.
Hoje lendo o suplemento agrícola do Jornal O Estado de São Paulo, me deparei com a receita caseira deste chamado Sabão Ecológico, pois é biodegradável, e ainda por cima aproveita o óleo vegetal usado na cozinha, que é um poluente dos maiores, se não descartado da maneira correta.
Segue a receita, que segundo a matéria, é perfeito para lavar louças, e ainda por cima, deixa as mãos suaves.
Você vai precisar:
Um balde de plástico
2 litros de água morna
3 litros de óleo vegetal usado
500 gramas de soda cáustica
½ litro de álcool
300 gramas de fubá.
Como fazer:
Coloque a água e o óleo no balde, misture bem.Adicione a soda cáustica com cuidado e usando máscara, de preferência em um lugar bem ventilado, e novamente misture vigorosamente e muito bem.Coloque agora o álcool e novamente misture muito bem.
Em uma vasilha separada, misture o fubá em um pouco de água, adicione ao balde, e....misture vigorosamente por uns 10 minutos.Deixe a mistura descansar por uns sete dias, etapa importante para neutralizar o efeito da soda.
Espero que tenham gostado.
Fonte:Soluções Sustentáveis-Uso de Água na Permacultura, de Lúcia Legan, Calango Editora, Ecocentro IPEC(www.ecocentro.org)
Publicado no suplemento Agrícola do Estado de São Paulo 02/07/08
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou fã da enogastronomia e adoro novas sugestões para aprimorar meu paladar. Semana passada estive na cidade super aconchegante de Campos do Jordão e jantei em uma maravilhoso restaurante Suiço - DAVO´S! Quando lí o seu blog (aliás, muito bom), lembrei dessa empresa pois degustei um vinho Divino chamado Comendador de Viluco Malbec. Perguntei ao Acácio (sommelier que me indicou o mesmo)onde poderia encontrar e fiz o pedido para o Arthur de 2 vinhos (um comendador de viluco e um Gold Reserva) para nossa confraria em Araçatuba. Degustamos todos e compramos mais 12 (6 de cada). Vinhos Fantásticos! Nós recomendamos!