quarta-feira, 2 de julho de 2008

CHAVES OLIVEIRA WINES: Esta empresa vai dar o que falar.


Tive o prazer de me encontrar com Arthur Oliveira, da Chaves Oliveira Wines, que está começando a mostrar seus vinhos por aqui.

Experimentei vários de seus vinhos, gostei mais de alguns, de outros achei honestos, mas o que me chama a atenção é o carinho e entusiasmo do Arthur, que se apaixonou por vinhos, a ponto de hoje ser um proprietário de vinícolas, na Espanha e na Argentina.
Degustei com imenso prazer um vinho branco, que dentre todos foi um dos que mais gostei, que para nosso clima é o ideal, e que provém de uma uva não tão conhecida nossa que é a Airén.
O vinho é o Abies Airén 2007, muito fresco, com algo de frutas e ervas, boa persistência, que leva a imaginar uma ótima combinação enogastronômica com bacalhau grelhado, um salpicão de frango, um peixe com molho branco.Também gostei do Abies Tempranillo 2007.

A Chaves Oliveira “começou” com um pequeno investimento, sem grandes pretensões comerciais, numa Bodega em Valdepeñas (ao sul de Castilla La Mancha) que é uma cidade famosa pela produção de vinhos na Espanha. "Iniciei com a produção de um de nossos vinhos, o Trio Reserva, elaborado em barricas francesas Radoux a partir de uvas Syrah, Cabernet Sauvignon e Tempranillo" diz Arthur.
Ao ter contato com o enólogo Dr. Giuliano, foi se apaixonado cada vez mais pelos vinhos. Começou aí o desafio de entrar no mundo da vitivinicultura. "Adquiri as marcas espanholas ABIES (Airén e Tempranillo) e uma pequena Bodega em Mendoza na Argentina no onde investi bastante em máquinas de ponta e, principalmente, barricas francesas (Radoux, Vicard, Tarasond), e comecei a produzir os vinhos Los Arcoz, El Corazón e a linha Chaves Oliveira Reserva (Reserva, Gold, Supreme, Gran Reserva e Gran Reserva Partida Limitada que serão lançados na EXPOVINIS em 2009) nascendo o que é hoje a Chaves Oliveira”, comenta Arthur com efusiva alegria.
A Chaves Oliveira formalizou uma joint venture com outra bodega em Mendoza, no intuito de trocar experiências e aumentar o mix de produtos, pois dentro desse mercado globalizado e muito disputado, formam parcerias com empresas de grande expressão na Itália e outras francesas em Bordeaux e Bourgogne (indicadas pelo Dr. Giuliano). A Chaves Oliveira consolidou a filosofia de que “cada vinho é um momento único de encontro, prazer e paixão”.
A empresa fica na Rua Agostinho Rodrigues Filho, 435- V.Mariana.
Fones: 2155-0871/3499-9934
http://www.chavesoliveira.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

4 comentários:

Anônimo disse...

Antes de tudo´, quero parabenizá-lo pelo Blog e dicas! Essa, com certeza, aprovo e assino embaixo. Na festa da Prazeres da Mesa (que festa)degustei esse vinho espanhol ABIES Airén e posso dizer:"uma maravilha"! Não posso deixar de falar do vinho argentino Malbec Gold Reserva que na opinião do Flávio, Gilberto, Alessandra e da Katia (grandes amigos) foi juntamento com um tal de Comendador de Viluco os melhores vinhos tintos da festa. Devo dizer que foi até aclamado pelo blog comes e bebes do Marcelo katsuki (sempre feliz). Beijo!!!
O importante

Anônimo disse...

Olá Álvaro!!
Conhecí essa empresa na EXPOVINIS e degustei alguns de seus vinhos argentinos. Infelizmente, não tive oportunidade de degustar os espanhois mas ainda irei prová-los!
Para mim,os vinhos que mais me chamaram a atenção no segundo dia da feira foi o Comendador de Viluco Malbec e o Gold Reserva Malbec que
apresentava coloração muito intensa, denso, aromas de tabaco, frutado, condimento, baunilha, que denota a ação da barrica, com boa complexidade encorpado, mas com bastante frescor, os taninos são equilibrados com alta concentração, redondo, possuindo um final intenso, agradável e com boa persistência. Vinho fabuloso! Cheguei ate a trocar algumas opiniões com o enólogo Dr. Giuliano (correto?) em degustação que a Chaves Oliveira promoveu numa sala do evento. Você experimentou esse vinho? Vale a pena!

Anônimo disse...

por coincidência nos reunimos ontem para degustar alguns
vinhos e levei o Gold Reserva (produção limitada) Malbec Chaves Oliveira que foi um absoluto sucesso pelo
equilíbrio! Seu comentário muito sugestivo. Parabéns pelo blog. Continue nos indicando bons vinhos!

Anônimo disse...

Marcela, Antônio e Jackson.
Uma das minhas propostas é divulgar os bons vinhos e que são menos conhecidos, asim como divulgar harmonizações não tão convencionais, que não prejudiquem a ordem e sabor da gastronomia e bebida.
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão