domingo, 14 de dezembro de 2008

VOCÊ SABE O QUE É "ENTUSIASMO"?

Meninas e meninos,
Todos os anos as frases de efeito e de bons augúrios se repetem ao findar do ano, mas na maioria das vezes quase que automaticamente.
Recebi esta mensagem de uma linda menina linda, que freqüenta minhas palestras e resolvi postá-la, não sem antes agradecer aos visitantes do blog, que o estão transformando em fonte de consulta.
Não fico colocando notas e observações muito técnicas, pois a minha intenção é criar o desejo de se degustar aquele determinado vinho.
Degustar é colocar os cinco (no caso das meninas seis) sentidos em alerta para aquele ato, não é simplesmente deglutir!

VOCÊ SABE O QUE É "ENTUSIASMO"?

A palavra entusiasmo vem do grego e significa "ter um Deus dentro de si". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que "era possuída" por um dos deuses e, por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura), você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.Segundo os gregos, somente as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.Era preciso, portanto, entusiasmar-se. Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo.Otimismo significa acreditar que "uma coisa vai dar certo". Talvez até torcer para que ele dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si, acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. E só há uma maneira de ser entusiasmada: é agir entusiasticamente! Se formos esperar pelas condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmar, jamais iremos atingir o entusiasmo necessário, pois sempre teremos uma razão para adiar o nosso entusiasmo. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, mas o contrário, o entusiasmo é que traz o sucesso!Conhecemos pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmar.Mas a verdade é que jamais se entusiasmarão com alguma coisa. O entusiasmo é que traz a nova visão de vida como vai o seu entusiasmo?Como vai o seu entusiasmo pelo Brasil, pelo curso, pelo seu emprego, pela sua família, pelo seu sucesso e pelo sucesso de seus amigos?Se você é daqueles que acha impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: jamais sairá dessa situação.É preciso acreditar em você, acreditar em sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade.Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida e, principalmente, entusiasmado com você. Você verá a diferença. Boa sorte e sucesso.
(Adaptado de: Martins Filho, L.A. Socorro, preciso de motivação, São Paulo, Ed. Aba, 1997).

DESEJO A TODOS UM BELÍSSIMO NATAL E UM 2009 MUITO MELHOR.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Anônimo disse...

Mon ami, há tempos que não recebia mensagem tão profunda e ao mesmo tempo tão singela. É isso mesmo, ENTUSIASMO algo que temos que ter antes de ser! Trabalharei nesse sentido e será fonte de grande reflexão em 2009, pois preciso mudar uma pancada de coisas na minha vida que, sem entusiamo não poderão ocorrer. Só um cara que nem você para compartilhar essa bela mensagem! Valeu Álvaro e um forte abraço, que 2009 sorria para todos nós.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves!
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão