sábado, 24 de julho de 2010

ALMOÇO- DEGUSTAÇÃO VERTICAL DOS VINHOS CENIT COM A PRESENÇA DO ENÓLOGO SERGIO CUADRA

Meninas e meninos,
Em almoço, onde estivemos reunidos jornalistas e colunistas que escrevem sobre vinhos, as eficientes e lindas meninas da ProPop, Fernanda Fonseca e Solange Guarino, que em nome da Importadora Decanter, com as presenças dos amigos Adolar Herman e César França, fomos apresentados ao enólogo chefe da Caliterra, Sergio Quadra, para anos fazer conhecer a linha de vinhos ícone Cenit, acompanhado de um almoço na Churrascaria Fogo de Chão do meu irmão Arri Coser.
A Caliterra nasceu em 1996 da parceria de duas personalidades do mundo do vinho; do Chile, Eduardo Chadwick, da Errázuriz e da Califórnia, Robert Mondavi, em 2004 a Caliterra tornou-se somente Chilena, com a compra da parte norte-americana.
Conhecemos as safras:
1-2005: Um blend com 60% Cab Sauvignon; 30% Malbec e 10% Petit Verdot, de 14,8% de álcool, com frutas muito maduras e algo mineral, floral aparecendo discreto, com passagem de 18 meses por barricas novas de carvalho (75% Fr e 25%americanas) que em minha opinião, tanto pelo tempo de garrafa que já deu mais complexidade ao vinho que envelheceu dignamente, como pelo corte foi o mais completo tanto no olfato como em boca.
"Em 2008, o Cenit 2005 foi colocado à prova numa degustação às cegas ao lado de nomes famosos chilenos como Clos Apalta, Don Melchor e Casa Real. É também ao lado de vinhos consagrados do velho mundo, como Château Haut Brion, Sorì Tildin, Sassicaia e Vigneto Bellavista Castelo di Ama, entre outros. A degustação aconteceu em Zurique, com sommeliers, críticos e representantes do métier do velho continente. O Cenit bateu todos os seus concorrentes chilenos e foi posicionado em quarto lugar entre os grandes vinhos europeus. Na safra de 2006, foi avaliado com 93 pontos por Robert Parker"
2- 2006: Um blend com 53% Cab Sauvignon; 27% Malbec e 20% Petit Verdot, de 15% de álcool, um pouco floral, com acidez mais presente, empireumáticos mais evidentes, provavelmente devido à madeira americana, com passagem de 18 meses por barricas novas de carvalho (61% Fr e 39% americanas).
3-2007: Um blend com 41% Cab Sauvignon; 39% Malbec e 20% Petit Verdot, 14% de álcool, com passagem de 18 meses por barricas novas de carvalho (90% Fr e 10% americanas), primeira colheita usando-se o mapeamento via satélite, que garante o ponto ideal de amadurecimento da fruta, muito frutado e complexo, o floral aparece um pouco mais e os empireumáticos mais sutis.
4-2008: Um blend com 15% Cab Sauvignon; 33% Malbec e 33% Petit Verdot, e 19% Carmenere, 14,5% de álcool. Por pouco que seja a Carmenere, e a diminuição da Cab Sauvignom, deram a este vinho um outro afinamento, e apesar de ainda muito jovem, demonstra que poderá vir a ser o mais celebrado destas amostras degustadas, depois de alguns anos de envelhecimento na garrafa.
Foi-nos proposta uma brincadeira que foi “achar o melhor corte para a safra 2009”.
Propusemos, eu e meus queridos, Cristiana Couto e Ennio Federico, que compusemos o trio vencedor, eleito pelo enólogo e pelos presentes, o seguinte corte.
50% C.Sauvignon
20%Malbec
10% Carmenere
20% Petit Verdot
Quem viver verá: Quem sabe o rótulo poderá vir com a sigla ACE em 2009!
Decanter
http://www.decanter.com.br/
Até o próximo brinde !

Álvaro Cezar Galvão

Nenhum comentário: