sábado, 31 de julho de 2010

Felipe Tosso e seus Grey Single Block

Meninas e meninos,
Em recente encontro num almoço muito descontraído realizado no ótimo Skye, restaurante do Chef Emannuel Bassoleil, oportunidade que me foi proporcionada pela eficiente e linda amiga Alessandra Battochio, da CH2A Comunicação, assessora da Cantu Importadora, e em seu nome, onde fomos, eu vários amigos jornalista de expressão, brindados com a empolgada presença de Felipe Tosso, enólogo chefe da Viña Ventisquero, que explicou alguns detalhes sobre a linha Grey, não sem antes falar um pouco sobre a Ventisquero.
Viña Ventisquero, liderada por uma equipe jovem, criativa e empreendedora, iniciou sua produção em 1998, quando o empresário Gonzalo Vial decidiu investir no setor vinícola. Com o slogan “Um passo além”, a empresa se propôs a fazer vinhos de alta qualidade, vanguardistas e modernos através de 3 linhas: Ventisquero, Yali e Ramirana.
A filosofia continua, e atuando em consonância com as melhores técnicas vitivinícolas, não se deixam esquecer do meio ambiente, onde a Ventisquero é a primeira vinícola chilena que compensa voluntariamente emissões de CO2 nos transportes de seus vinhos por meio de uma aliança com a organização inglesa – Climate Care – que investe em projetos que geram reduções de CO2.
Degustamos da linha Grey, os rótulos Premium da vinícola, que acabam de ter mudanças, e a safra 2008 que chega ao mercado em Novembro, segue o conceito de Single Block, denominação dos terroirs mais significativos por expressarem suas melhores particularidades e expressividade, e o Brasil será o primeiro país a receber os novos Grey, todos com rótulos modificados e assinados por Felipe Tosso: Chardonnay; Merlot; Carmenère; Syrah e Cabernet Sauvignon.
Falar sobre o Grey Chardonnay, para mim, que convidado a dar meu depoimento em vídeo sobre o vinho, já o exaltara, é “chover no molhado”, apesar de que o vinho melhorou bastante do final do ano para cá, repousando nas garrafas e está ainda mais agradável e complexo.
Particularmente, o que mais me agradou foi o Cabernet Sauvignon, que leva na composição 10% de Syrah.
Dos vinhedos do Valle do Maipo, este vinho é fermentado em inox com temperatura controlada, tem uma cuidadosa pré-fermentação a frio e passa 16 meses afinando em barricas francesas.
No olfato frutas bem maduras, e a presença da madeira, mas sem ofender.Especiarias várias, como canela e cravo aparecem com o tempo, provavelmente devido à Syrah, em boca é equilibrado em taninos, que presentes deixam sua marca, álcool de 14,5% e acidez notável, o tornando fácil em harmonizações enogastronômicas, e com longa persistência, nos deixa prontos ao próximo gole.
Do cardápio, sempre ótimo do Emmmauel, servido com a supervisão mais que eficiente e correta do Wellington Melo, Ger de A&B, e sommelier dos mais destacados, um item não me sai da memória até agora: Burrata Tradicional Italiana, que é uma mozzarela de búfala ligeiramente defumada, com uma casquinha mais consistente por fora, mas úmida por dentro, que é coberta com raspas de limão Siciliano, azeite trufado e que ficou ótima com o Cabernet, creio que também devido a sua parte de Syrah.
Quem importa os vinhos da Viña Ventiquero é a Cantu, cujo lema é Cantu importa para você.
SAC 0300.210.1010
http://www.cantu.com.br/
Até o próximo brinde !

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: