quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alambre 20 Anos Moscatel de Setúbal D.O.C.

Meninas e meninos,
Na Grande Degustação de Vinhos Portugueses, os vinhos de sobremesa, os fortificados, sempre me aguçaram os sentidos.
E um dos vinhos que me agradou muito é o Alambre 20 anos Moscatel de Setúbal D.O.C de um produtor nosso velho conhecido, o José Maria da Fonseca, o mais antigo produtor de Moscatel de Portugal, e sim, antes que surjam dúvidas, aquele mesmo, que já foi motivo de uma matéria minha em Abril, sobre um outro de seus vinhos, que não o mais famoso dentre nós, o Periquita.
Quem me mostrou este belo vinho foi a linda Sofia Parada, que é da Inovini, a importadora que trás os vinhos da JMF.
O Alambre é composto com no mínimo 70% de uvas da casta Moscatel, e um assemblage das castas Arinto, Malvasia e Boais.
Resultado de um blend 20 de safras em que a mais nova tem 20 anos e a mais antiga cerca de 80 anos, este vinho é produzido a partir de vinhedos plantados na Península de Setúbal sobre solo argilo-calcário. Após a chegada das uvas na adega o grau alcoólico potencial é analisado de maneira que a adição de aguardente vínica seja efetuada no momento ideal, para que a fermentação pare e a quantidade de açúcar residual seja aproximadamente de 90g/l, com um teor de álcool em torno de 18%. Seguindo a tradição da casa, após a fortificação com aguardente vínica, o vinho permanece em contato com as cascas (que estavam presentes durante a breve fermentação alcoólica) durante 5 meses mais. Por fim, o vinho amadurece em tonéis de carvalho durante 20-40 anos.
No olfato, os figos e frutas secas se sobressaem, sendo confirmados em boca estas frutas e com um corpo poderoso, e ao mesmo tempo macio e aveludado.
Acidez presente, que não o deixa cair em monotonia, apesar da quantidade de açúcar residual, e com bom teor alcoólico(17,5%) para estes tipos de vinhos.
Para harmonizações, um bom queijo curado, até mesmo o famoso queijo Serra da Estrela não ficará mal, tortas e bolos de amêndoas e de outras frutas secas, doçaria portuguesa com base em ovos, e talvez um chocolate com bom teor de cacau.
Há os que admiram o Alambre para depois do café e um bom charuto.
Experimentar para ver.
Quem importa é a Inovini
11 3623 2288

http://www.inovini.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: