terça-feira, 18 de março de 2008

BRASILEIRO ESTÁ ENTRE OS MELHORES SOMMELIERS DE CHARUTOS DO MUNDO


Meu amigo Arthur Avedissiam ficou de mandar notícias de Cuba, quando lá estivesse nos representando.De lá não mandou, até porque não é fácil a Internet por lá, mas agora recebo estas boas novas.

Ele esteve em Havana (Cuba) no início desse mês para participar do VII Concurso Mundial de Habanosommelier, que ocorreu na décima edição do Festival del Habano, importante evento que reúne profissionais, consumidores, artesãos e colecionadores de diversos países. Pois é, o brasileiro está entre os quatro melhores sommeliers de charutos(epicure sommelier)do mundo, que é o profissional responsável pelo serviço do charuto, e recomendar a melhor bebida para com ele harmonizar.

Neste ano, foram oito concorrentes de diferentes países, incluindo Cuba, Emirados Árabes e Espanha, sendo estes os três primeiros colocados.

Atuando no mercado de charutos há mais de dez anos, Arthur conseguiu o quarto lugar com a harmonização do Vegas Robaina Famosos, um charuto cubano de médio corpo, no formato robusto, e o vinho do Porto Tawny 10 Anos da casa Burmester.

"A posição de quarto colocado me motiva a continuar me dedicando ao tema e pensar em disputar novamente o concurso em 2009. Hoje ainda temos poucos profissionais preparados para um concurso como o Habanosommelier, mas estamos caminhando para uma maior especialização", explica Arthur.
Como dica para os iniciantes, Arthur orienta que bebidas como o conhaque e o rum também são boas para harmonização com charuto, assim como brandies, armargnac, uísques, licores e até vinhos. "No Brasil vale destacar que algumas cervejas, principalmente as mais encorpadas, também podem ser uma boa opção com alguns charutos e ainda as cachaças envelhecidas têm conquistado seu espaço".

Algumas curiosidades:

A marca de charutos Cohíba tornou-se famosa por ser a preferida de Fidel Castro - que deixou de fumar na década de 80.

Já a H.Uppman, também tradicional, possui um prestígio lendário, porque seus charutos eram consumidos pelo ex-premier britânico Winston Churchill e pelo presidente norte-americano John F. Kennedy. Personalidades internacionais, especialmente do cinema, costumam ser convidadas ao festival. O ex-ator e atual governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, já participou do Festival de Cuba.

A Premium Cigars possui um fumoir onde os clientes apreciam com comodidade seus charutos, e na loja, entre os mais de 100 tipos de charutos, podem ser encontrados exemplares para todos os gostos, bolsos e paladares.
PREMIUM CIGARS: Av. Paulista, 807 – Loja 61 – Edifício Sir Winston Churchill
Tel: (11) 3266-5002
Funcionamento: Segunda à sexta das 9h às 20h e sábados das 10h às 18h
www.premiumcigars.com.br
Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: