domingo, 30 de março de 2008

O PECATO VEM DA CAVALLERI


Hoje provei novamente o Pecato Merlot 2005 da Adega Cavalleri, que já havia provado e falado sobre ele, aliás ,fui um dos primeiros a escrever e falar da família de vinhos desta empresa, pois fiz uma palestra com degustação de seus vinhos espumante e depois com os tranqüilos, há mais de um ano, e me encantei com a qualidade de seus produtos.
Visitando a vinícola, ano passado, externei meu entusiasmo pelos vinhos da adega ao Rodrigo, e prometi em breve falar novamente de minhas impressões, passados alguns meses da primeira prova. Hoje é o dia.
O vinho, o PECATO, um Merlot Reserva 2005, e que por minha lembrança, está ainda melhor para ser degustado. Pode ser tomado só, ou em companhia de pratos leves, como pede um Merlot, lembrando que como sempre digo, cada qual tem seu paladar e olfato, o que amplia em muito as opções.
Vinho frutado, com especiarias, cravo, canela, e toques de um apimentado ao fundo, que não havia percebido anteriormente, e que me encanta, já que gosto do picante, sem exageros.
Vejam o que o enólogo descreve deste vinho:
MERLOT PECATO SAFRA 2005
“Vinho com corpo aveludado, elaborado com uvas supermaduras, de cor vermelho rubi intenso, retrogosto persistente. Seu amadurecimento foi feito em uma mescla de barricas francesas e americanas.Envelhecimento de 08 meses nas caves.”
Pra lembrar um pouco do que escrevi sobre a empresa:
Fundada em 1987, a Adega Cavalleri é uma empresa familiar com tradição na cultura da uva para elaboração de bons vinhos, herança de seus ancestrais italianos. Procedente do norte da Itália, a família Cavalleri radicou-se no Vale dos Vinhedos em 1875. Seus descendentes, também voltados para a vitivinicultura, ainda hoje se dedicam pessoalmente a todos os processos que envolvem a elaboração de vinhos.Atualmente, a Adega Cavalleri possui uma área produtiva de 30 hectares, distribuída em várias castas viníferas. Responsável pela produção de 200 mil litros de vinhos brancos, tintos e espumantes por ano, a Cavalleri apresenta alguns diferenciais na elaboração de seus produtos. Realiza pequenos trabalhos de fermentação para diminuir a acidez do vinho, extraindo quantidades superiores de taninos e proporcionando melhor estrutura e complexidade aromática. Outra prática bastante aplicada pela vinícola é o aumento da relação extrato-líquido, através da retirada imediata de aproximadamente 15% do líquido após a moagem, melhorando a tanicidade e os aromas secundários e tornando o corpo mais acentuado.
Adega Cavalleri
http://www.cavalleri.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: