sábado, 12 de abril de 2008

A hora e a vez dos biodinâmicos no Brasil

Minha amiga Cristina Neves e Stellium, avisam que 42 produtores mundiais de vinhos, a maioria franceses de diversas regiões, chegam ao Brasil com mais de 150 vinhos, todos produzidos pelos princípios da biodinâmica, a disposição do consumidor brasileiro, para a realização da primeira feira de vinhos biodinâmicos da América.
Sob a batuta do mítico Nicolas Joly, um dos mais respeitados profissionais do vinho da atualidade (ele detesta que o chamem de enólogo), 42 produtores de vinhos biodinâmicos estarão no Brasil para uma feira inédita, o que comprova a tese do sempre crescente interesse no mercado brasileiro por parte dos produtores de vinhos mundiais.

Joly começou sua conversão biodinâmica quando percebeu que, ao praticar a agricultura tradicional – dos pesticidas e fertilizantes – seu vinhedo tinha, em poucos anos, mudado radicalmente. O terreno havia se alterado, os insetos desaparecido, as perdizes sumido e o solo se ressentia. Isso o fez pensar como as raízes captam seu alimento do solo, como o solo vive??
Um químico resolveria isso compensando ou retirando nutrientes, sais, pois imagina que assim resolve o problema como um todo.
Mas não é, exatamente assim, que a coisa funciona. E é sobre isso tudo, as técnicas inovadoras, resultados pra lá de bons, e toda a polêmica que envolve seu nome que faz valer a pena uma visita ao evento, tendo a chance de ouvir muito mais sobre vinhos biodinâmicos direto da fonte, pois além de participar com seus maravilhosos vinhos, Joly brindará os participantes com palestras e degustações inéditas e exclusivas.
Um homem que despertou polêmica e ganhou vários inimigos, pois, como ele mesmo disse certa vez, “essas energias são de certa forma gratuitas, e daí surgem os inimigos, pois, quando se contrapõe uma forma de produção agrícola assim generosa, se ameaça o mercado”.
“Antes de beber um vinho preciso saber de onde o vinho veio. Antes de beber, é preciso compreender, a compreensão amplia o prazer, aumenta a vitalidade, e é sempre da vida que falamos, não é?! E isso é uma coisa que mexe com o costume das pessoas, faz pensar. Não sou polêmico, sou honesto.”
Tudo isso e muito mais poderá ser conferido durante esta feira com a presença dos próprios produtores, chefiados pelo genial Joly.

A feira será aberta a profissionais do setor, mediante inscrição prévia. Mas o consumidor em geral também poderá desfrutar de agradáveis horas ao lado desses destemidos produtores, afinal, não deve ser fácil vencer tantas resistências e tocar adiante um projeto desses.

Vinícolas já confirmadas:
Áustria: Nikolaihof Wachau: Austrália: Castagna Vineyard
América do Sul: Camocim Organics, Viña Emiliana, Viña Antiyal

França Alsácia: Domaine Valentin Zusslin; Domaine Marcel Deiss, Domaine Barmes Buecher, Domaine Ostertag, Domaine Pierre Frick, Domaine Josmeyer, Domaine Kreydenweiss
França Borgonha: Domaine de Villaine, Domaine Giboulot
França Bordeaux: Château la Grolet, Château Lê Puy, Château Lagarette, Château Falfas, Château Gombaude Guillot; França Champagne: Champagne Fleury; França Jura: Domaine André et Mireille Tissot
França Languedoc Roussillon: Domaine Leon Barral, Domaine Cazes
França Loire: Château Tour Grise, Coulée de Serrant; Domaine Saint Nicolas, Pierre Breton; França Povence: Château Sainte Anne, Domaine Hauvette
França Rhône: Maison Chapoutier, Domaine du Coulet, Domaine Lês Aphillantes, Domaine de Villeneuve
França Sudoeste: Domaine du Pech
Itália: Tenuta di Poggio, Loacker Tenute, Casina degli Ulivi, Casina di Cornia, Tenuta di Valgiano, Azienda Agrícola Campinuovi
Portugal: Quinta de Covela.

Alguns destaques da feira: Nikolaihof Wachau, Antiyal, Marcel Deiss, Domaine Zind Humbrecht, Domaine Josmeyer, Domaine Ostertag, Pierre Frick, Domaine de Villaine, Château Lê Puy, Coulée de Serrant, Maison Chapoutier, Tenuta di Valgianoe Quinta da Covela.


Para participar:

Os interessados em participar desta feira, que além dos vinhos disponíveis para degustação, ainda contarão com palestra de Nicolas Joly e degustação de outros produtos biodinâmicos, devem entrar no site:

http://www.stellium.com.br/ ou através do telefone: (27) 3216-7677

Profissionais do setor do vinho podem fazer sua inscrição sem custo, no entanto, deverão apresentar credenciais que comprovem a veracidade das informações fornecidas.


Agenda: I Feira Internacional de Vinhos Biodinâmicos São Paulo – 29 de abril de 2008


Buffet Torres – Moema – Sala Imarés Horários e aquisição de convite:Exclusivo para profissionais do setor: das 14h00 às 17h00- Após esse horário e até às 22h00 profissionais e consumidores- Preço por pessoa: R$ 140,00, com direito a taça oficial do evento-Reservas e inscrições no site: http://www.stellium.com.br-ingressos/ disponíveis também na Associação Brasileira de Sommeliers SP e outras ABS’s do interior - tel. 11 3814-7853Lojas da importadora Casa do Porto também estão vendendo ingresso. Mais informação e ingressos também com Cristina Neves – tel. 11 5092-3248 – contato@cristinaneves.com.br
Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: