terça-feira, 28 de outubro de 2008

Meninas e meninos,
Estamos chegando ao final do ano, e com ele a vontade de se refrescar com espumantes fica cada vez maior.
Sou admirador deste estilo de vinhos, sejam eles brasileiros ou não, e dentre os que mais aprecio estão é claro os Champagne (espumantes Franceses da região de mesmo nome), mas gosto muito dos Cava (espumantes Espanhóis), dos Sekt (espumantes Alemães) e dos Franciacorta (espumantes Italianos).
Minha amiga Tatiana da Importadora Bier & Wein, que entende muito de cervejas, importa os Sekt HENKELL da HENKELL & CO, que são muito bons e refrescantes.
Antes um pouco da vinicultura alemã.

A Alemanha é um país que produz muitos vinhos bons, porém ainda um tanto desconhecido da grande maioria. É verdade que também produz vinhos medíocres, mas neste quesito não estão isolados no planeta.
A origem dos vinhedos remonta aos romanos no século I, tendo sido plantados à margem do Reno.
Na idade média foram multiplicados através dos monastérios, que no auge do prestígio dos vinhos do Reno, por volta do século 19, os mesmos eram vendidos com preços acima dos praticados para os Premier Crus de Bordeaux.
Em 1971 foi estabelecida uma lei vinícola, que colocava os vinhos em conformidade com a E.U.
Em 1994, foi feita uma readequação que corrigiu falhas da legislação anterior.
Wein -Indica vinho barato, de uvas geralmente misturadas-Podem ser da E.U ou de fora.
Tafelwein-Vinho de mesa-São da U.E
Deutscher Tafelwein-A mais baixa classificação de vinhos exclusivamente alemães.
Landwein-É um Deutscher Tafelwein de uma região específica.
Rótulos:
Produtor
Variedade da uva
Qualidade e madurez-QbA-Vinho de qualidade de uma das regiões especificadas; QmP-Vinhos de superior qualidade.
Dulçor: Kabinett (Uvas imaturas, seco); Spätelese(Uvas maduras, seco); Auslese(uvas de colheita tardia, doce); Berenauslese(colhidas grão por grão, supermaduras, doces); Einwein(uvas de gelo)e finalmente as mais doces as Trockenbeerenauslese.
Álcool
Safra
Origem
Número AP-registro
Degustei dois Sekt produzidos pela HENKELL & Co, uma das maiores produtoras de vinhos espumantes do mundo, fundada em 1832 por Adam Henkell.

HENKELL Trocken (espumante branco)Espumante alemão seco produzido com as uvas brancas Chardonnay, Sauvignon e Chenin e a uva tinta Pinot Noir. Amarelo palha, brilhante com finas bolhas e excelente “perlage”. Frutado, com leve toque de fermento e paladar fresco e vivo. Muito bom final. Aconselhamos servi-lo entre 5 e 7º C, como aperitivo ou para acompanhar pratos de peixes em geral.* Teor alcoólico: 11,5% Região: Rheingau Uvas utilizadas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Chenin e Pinot Noir.

HENKELL Brut (espumante branco)Espumante alemão seco produzido com o cuvée dos mais finos vinhos, como as clássicas uvas Chardonnay e Pinot Blanc. Amarelo palha intenso, brilhante com finas bolhas e excelente “perlage”. Frutado, tostado e com leve toque de fermento. No paladar é fresco, vivo, seco, porém equilibrado. Longo final. Aconselhamos servi-lo entre 7 e 9º C, para acompanhar pratos complexos ou para brindar os melhores momentos da vida.* Teor alcoólico: 11,5% Região: Rheingau Uvas utilizadas: Chardonnay e Pinot Noir
Bier & Wein
http://www.buw.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: