Meninas e meninos,
Falar sobre os encontros proporcionados pela Vinea uma importadora que é loja, espaço gourmet, wine bar e realiza cursos, está cada vez mais difícil; explico:
A cada convite que eu e outros amigos, entre críticos, enófilos e jornalistas recebemos, a Vínea Store nos recebe com uma atenção cada vez renovada e redobrada, tanto no que respeita aos vinhos apresentados, como nos pratos elaborados para a harmonização, e creiam-me sempre se superando.
Desta feita, a vinícola Friulana -Martellozzo, que já ano passado através da Vinea, nos havia brindado com a presença de Piera Martellozzo, trouxe-nos uma linha de vinhos que expressa bem o que ela própria diz: "O amor pelo vinho e o fascício pelo cultivo dos vinhedos, despertaram o meu desejo de desenvolver uma profissão que hoje para mim significa pura alegria e paixão".
Aliás, esta frase descreve bem o que nós apaixonados pelo vinho, Vinea Store incluída, sentimos: ALEGRIA E PAIXÃO.
A vinícola Martellozzo nasceu em 1899, mas apesar dos seus 109 anos de vida, pode ser considerada uma empresa jovem, dada a sua reformulação a partir da administração da nova proprietária Piera Martellozzo em 1992. Nascida na região do Veneto na Itália, Piera é considerada também uma “friulana” por adoção e representa a última geração da família que atua no mundo do vinho há mais de um século. Mulher simples e concreta cresceu no campo em contato com a terra e com quem cotidianamente a cultiva. Piera começou a trabalhar cedo na vinícola da família e o que era um simples trabalho, se transformou em uma grande paixão. Assim que assumiu a vinícola Martellozzo, Piera começou a viabilizar o desenvolvimento do mercado externo, além de implantar um novo projeto para produzir uma gama de vinhos com características de excelência, usando uvas autóctones. Hoje, a empresa exprime bons resultados de vendas em diversos países, sendo 45% do faturamento da empresa para o mercado externo, com destaque para Canadá, Estados Unidos e Brasil, sua distribuição no país é exclusividade da importadora Vinea. Vinhos como o Müller Thurgau, o Refosco, o Traminer Aromático e o Prosecco são os protagonistas de um sucesso que se deve muito as capacidades de todo o time de profissionais de que Piera se cercou.
A cantina da empresa está situada em San Quirino no coração da zona DOC Grave do Friuli, uma região que possui uma terra árida e cheia de pedras na qual a natureza faz automaticamente seu milagre permitindo aos vinhedos encontrarem seu ambiente natural e produzir vinhos ricos em aroma e perfume. Entre os objetivos da Martellozzo sob a ótica da qualidade, um era o de superar o lugar comum que acompanha sempre os vinhos do território de Grave, a pouca estrutura. De fato, quando se fala de vinho do Friuli para a maior parte dos interlocutores a zona de referencia é Collio, área que por suas características dão uma estrutura ao vinho que no território de Grave, é impensável se atingir. Os enólogos da vinícola, portanto se prontificaram a trabalhar verificando e selecionando o território das uvas, que uma vez trabalhadas, fornecessem um vinho de perfume inconfundível, mas com uma estrutura muito mais próxima ao Collio e sem perder a tipicidade da variedade. É com esses pressupostos que em 2008 ela desenvolveu um projeto ambicioso dedicado quase que exclusivamente ao canal da media e alta gastronomia, um projeto denominado e apresentado ao mercado italiano e internacional com o slogan:
Piera Martellozzo Semplicemente vino.
Ter vivido cada experiência com intensidade e cada escolha singular sobre a sua pessoa, convenceu Piera a entrar em primeira pessoa como “testemunha” da vinícola, para conseguir comunicar de modo autentico e claro os valores que guiam a sua vida e o seu trabalho, isto é, simplicidade, honestidade e capacidade de garantir em qualquer momento o que se propõe, com a esperança que cada única garrafa aberta transmita emoções intensas e únicas. “Pode-se ser competente em se realizar algo especifico, pode-se ser capaz em se fazer tantas e diversas coisas, mas é quase impossível ser competente em fazer tudo”. Essa comum frase acima é algo simples e verdadeiro que porem poucos colocam em pratica,enquanto representa todo o esqueleto de linha de trabalho aplicada na vinícola Martellozzo, criando assim um novo modo de produzir vinhos. Vinhos de alta qualidade que devem satisfazer os palatos e as expectativas dos consumidores modernos.
Desta vez a gastronomia ficou sob reponsabiliodade do Lika, apelido adotado pelo baiano Josino de Sousa, durante os anos vividos no Japão. E que fez a harmonização, aliás perfeita, foi minha amiga de muitos anos, a oriundi Gabriela Bigarelli, que agora é a sommeliere da Vinea.
Tenho que dizer aqui, um apreciador dos rosados como eu, que o vinho espumante Rosé Dry Cuvée Incontri de vinhedos do Alto Ádige com 85% de uvas Raboso e 15% Pinot Nero, foi também aclamado por muitos dos presentes como o preferido.
Vinea Store Rua Manoel da Nóbrega, 1.014, Paraíso São Paulo – SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário