segunda-feira, 13 de outubro de 2008

XVI AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS SAFRA 2008-PARTE I

Meninas e meninos,
Estava devendo a divulgação da listagem completa dos participantes dentre os 30% mais representativos da vinicultura nacional e os 16 selecionados, poi aqui vai a relação e um release.

Vinhos representativos são apresentados para um público de quase mil apreciadores em Bento Gonçalves e Curitiba.

Os vinhos representativos da Safra 2008 foram conhecidos no dia 27/09/08. Centenas de apreciadores da bebida participaram do evento, considerado o momento maior do vinho brasileiro, sendo 700 pessoas no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e outras 200 no Hotel Deville Rayon, em Curitiba, de forma simultânea, através de vídeo-conferência.
Os participantes das duas cidades conheceram em primeira mão a relação dos 95 vinhos classificados entre os 30% representativos da Safra 2008, além de degustarem os 16 selecionados para o momento.
A abertura do evento contou com a presença da Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius. Na ocasião, a chefe do executivo estadual assinou o primeiro termo aditivo ao convênio firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para a implementação de ações complementares à política vitivinícola do Estado do Rio Grande do Sul.
Para encanto do público, cada uma das 16 amostras foi comentada por um dos degustadores convidados. O painel de comentaristas foi formado por especialistas da Argentina, Brasil, Canadá, Cingapura, França e Itália.
Com este caráter educativo, o evento permite aos participantes comparar suas considerações a respeito de cada vinho, além de ampliar seus conhecimentos em torno da arte de degustar.
O 16º degustador sorteado entre o público participante em Bento Gonçalves foi Olir Schiavenin, Presidente da Comissão Interestadual da Uva. Das 62 vinícolas que inscreveram as 318 amostras, 34 estão entre as que classificaram seus vinhos na relação dos 30%, o que demonstra que a qualidade da produção nacional está bem distribuída.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Enologia, enólogo Carlos Abarzúa, ainda antes da contagem e da degustação de confirmação já se podia dizer que os vinhos da safra 2008 apontam um padrão de qualidade mais elevado que de safras anteriores. O grande destaque é para o vinho base para espumante que revela o quanto as vinícolas têm investido neste produto. Isso nos sugere que teremos espumantes ainda melhores, relata.
O Diretor de Degustação, Mauro Zanus, chama a atenção para uma maior uniformidade dos vinhos, o que contribui para a construção da identidade do vinho brasileiro. A elevação do padrão e uma maior uniformidade reflete também na unidade tecnológica das vinícolas, destaca.
Outra importante constatação é que o número de amostras de vinho base para espumante aumentou 50% em relação a edição passada. As 318 amostras foram avaliadas às cegas por 78 enólogos brasileiros convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade promotora do evento. Todas as etapas da Avaliação seguiram normas internacionais indicadas pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE).
Os vinhos foram inscritos em seis categorias:
Branco Fino Seco Não Aromático
Branco Fino Seco Aromático
Rosé Fino Seco
Tinto Fino Seco
Tinto Fino Seco Jovem e
Vinho Base para Espumante.
Em 16 edições, 8.917 pessoas já participaram do evento, sendo que a primeira Avaliação, realizada em 1993, reuniu 160 pessoas. De lá para cá, o crescimento no número de apreciadores é de 565%.
A XVI Avaliação Nacional de Vinhos registrou um aumento de 22% no número de amostras inscritas em relação a edição anterior que foi de 260 vinhos. Um dos destaques da edição de 2008 foi a participação do público feminino que somou 220 mulheres em Bento Gonçalves e Curitiba, o que representa 25% do total de participantes.
ABE também homenageou com o Troféu Vitis Enológico e o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro duas pessoas que se destacaram na divulgação e promoção do vinho brasileiro. Idealizado pela entidade, o Troféu faz uma distinção a homens e mulheres que em sua trajetória tenham colaborado para o fortalecimento e valorização dos vinhos do Brasil.
TROFÉU VITIS 2008
Troféu Vitis Enológico: Carlos E. Daudt
Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro: Hermes Zaneti, Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Vitivinicultura, Vinhos e Derivados
Fontes:ABE-Associação Brasileira de Enologia
Terra Bela Turismo
Conceito.com
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão




Nenhum comentário: