segunda-feira, 28 de maio de 2012

Restaurante Tordesilhas provoca sensações e muito mais.


Meninas e meninos,
Meus amigos do Tordesilhas, a Chef Mara Sales e o restauranteur Ivo Ribeiro, me avisam que um festival dedicado aos queijos artesanais da Serra da Canastra, com menú especialmente desenvolvido para a ocasião, já vai começar.
Por não possuírem SIF-Serviço de Inspeção Federal, já que seguem legislação arcaica, não podem ser comercializados fora do território mineiro, por isso mesmo, quando queremos comprar queijos feitos com leite não pasteurizado, temos que busca-los nos importados, deixando de lado, um produto especial, e nosso Patrimônio Cultural Imaterial desde 2008.
"O queijo Canastra é artesanal e feito de leite cru, é produzido há mais de duzentos anos, e dizem ser primo distante do queijo da Serra da Estrela, de Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado. Desde maio de 2008 o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Para produzir um queijo do tamanho tradicional, com peso de cerca de 1 kg e 300 g, são utilizados aproximadamente dez litros de leite.
Depois da ordenha, o leite é colocado num tambor onde recebe o coalho e o “pingo”, uma espécie de fermento líquido, extraído da produção do dia anterior. Depois de algum tempo, o leite talha e é retirado em porções de massa que são espremidas manualmente e colocadas em moldes redondos. Por cima da massa cuidadosamente compactada, vai o sal grosso. Por baixo da forma, o soro escorre finalizando um processo que dura 24 horas. Só então o queijo sai dos moldes e vai para uma prateleira arejada. Com exceção da ordenha, todo o ritual acontece na chamada “casinha de queijo”.
A maioria dos fazendeiros vende a produção para intermediários conhecidos como queijeiros. Uma pequena parte é consumida na própria região. Ultimamente, vários produtores fazem também uma venda direta aos turistas, obtendo melhores preços".
Extraído do site
http://www.serracanastra.com.br/sabermais/queijocanastra
Vejam:
A partir de 29/05 (Terça-feira) até 02/06/2012 (Sábado), estaremos com um evento sobre os queijos artesanais da Serra da Canastra. Para isso a chef Mara Salles foi até lá duas vezes, conversou com os produtores, dormiu nos sítios deles, comeu pão de queijo, trocou receitas e experiências, trouxe na mala nata, soro, queijo e muitas idéias. A partir dessas visitas concebeu o evento e também um cardápio exclusivo e inédito com queijos e outros derivados de leite da Canastra.
QUEIJO, SORO, NATA, CANASTRA
29/05 A 02/06/2012 – TERÇA A SÁBADO
JANTAR
PREÇO: R$ 95 POR PESSOA
RESTAURANTE TORDESILHAS
http://www.tordesilhas.com
RUA BELA CINTRA, 465
RESERVAS: 3107-7444
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: