quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rodrigo Zamorano mostra vinhos da Caliterra

Meninas e meninos,
A Decanter, por intermédio de sua formosa assessora de imprensa, Fernanda Fonseca, convidou alguns jornalistas e profissionais ligados à área para degustarem alguns vinhos da Caliterra, vinícola Chilena, que foi a primeira a se preocupar com sustentabilidade no país, tanto que o chamado “código de sustentabilidade Caliterra”, é hoje o manual que é seguido no Chile por quem queira manejar assim sua agricultura, em especial, seus vinhedos.
Rodrigo Zamorano, enólogo da empresa nos proporcionou uma mini vertical dos seus vinhos Cenit, cujo nome faz referência ao ponto mais alto do céu e à busca incessante pela harmonia no vinhedos Caliterra, mini vertical porque faltou uma das safras, já esgotada, a 1ª, de 2005.
Cenit 2006-corte de 53% Cab. Sauvignon; 27% Malbec e 20% Petit Verdot, 15º de álcool, 18 meses em barris novos de carvalho fr(61%) e am(39%). Sua cor não denota idade, sendo ainda rubi bem escuro, muita fruta, sutil cítrico, floral, especiarias, chocolate.
Confirma em boca o chocolate, as especiarias e o frutado.
Cenit 2007- corte de 41% Cab. Sauvignon; 39% Malbec e 20% Petit Verdot, 14º de álcool, 18 meses em barris novos de carvalho fr(90%) e am(10%).
Também como seu irmão mais novo, sua cor não denota idade, aromas mais doces, frutado, especiarias e o floral mais exuberante.
Taninos mais presentes e macios, confirmando o frutado e as especiarias em boca, com boa acidez. Percebi que em boca é mais elegante que o 2006, apesar de no olfato ter um leque menor. Cenit 2008- corte de 30% Cab. Sauvignon; 34% Malbec; 21% Petit Verdot e 15% Carmenere, 14,5º de álcool, 18 meses em barris novos de carvalho fr(75%) e am(25%).
Coloração mais negra, violácea ainda, bem frutado, algo de canforado, especiarias, confirmando em boca as frutas, especiarias, aparecendo chocolate e café.
Todos os Cenit são ótimos para gastronomias mais pesadas, caças de pelo e pena, queijos curados, carnes vermelhas assadas e guisadas.
Além destes vinhos, degustamos os Tributos: Single Vineyard Sauvignon Blanc 2010, sem passagem por madeira, bem cítrico, com sutil vegetal, em boca frutado macio e maduro.
Edición Limitada Syrah-Cabernet-Viognier 2009, corte de 55% Syrah; 38% Cab. Sauvignon e 7% Viognier, 14,5º de álcool, 14 meses em barris novos de carvalho fr(75%) e am(25%), e o espetacular Edición Limitada Cabernet Franc-Petit Verdot 2010, corte de 60% Cab. Franc; 30% Petit Verdot; 6% Carmenere e 4% Syrah, 14,5º de álcool, 16 meses em barris de carvalho francês de vários usos.
Cor violácea, aromas frutados, tanto de frutas vermelhas como negras e maduras, chocolate, especiarias e um mineral muito marcado. Confirma em boca as frutas, o chocolate e as especiarias, acidez impecável, equilibrada com taninos doces.
Para este vinho, minha sugestão de harmonização seria uma galinha D’angola guisada, carnes vermelhas grelhadas, polenta com ragú de carnes e especiarias. Quem importa os vinhos da Caliterra é a Decanter do amigo Adolar Hermann.
www.decanter.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Um comentário:

Guilherme da Luz disse...

Olá Álvaro,

Tudo joia? Parabéns pelo site e pelas dicas de vinho! Excelente mesmo. Criei um post sobre o Jamie Oliver e gostaria de convidá-lo a conhecer o nosso site de saúde.

http://www.planodesaude.net/filosofia-da-comida

Um abraço,


Guilherme