segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Aberta a Vindima 2016 no Vale dos Vinhedos


Meninas e meninos,

Enquanto uma equipe de jornalistas, eu dentre eles, convidados pela prefeitura municipal de Bento Gonçalves e pelo anfitrião Vinícola Dal Pizzol, para a colheita de uvas em seu fabuloso empreendimento Vinhedo do Mundo, no Ecomuseu da Cultura do Vinho, localizado na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, para a Colheita Simbólica no do Vinum Mundi, que se estendeu em um delicioso almoço até bem mais tarde, visto serem 50 pessoas a convidadas, outro grupo, com turistas, moradores da região e enófilos às 17h, participava de um curso de degustação, no Hotel Villa Michelon, ministrado pelo enólogo Rogério Carlos Valduga, da Vinícola Torcello.

Estas atrações, em conjunto, fizeram, na verdade uma festa só, a abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos, e não ficou por aí.

Em seguida ao curso foi aberta oficialmente a Vindima 2016, com o diretor geral do Hotel Villa Michelon, Moysés Luiz Michelon, organizador do evento com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), dando as boas-vindas a todos, e lembrando as dificuldades diárias, tanto de produtores quanto de vitivinicultores.

A seguir a pisa das uvas pela rainha e princesas do Vale dos Vinhedos, Rochelli Conzatti Pereira, Graziela Feil e Júlia Barbieri Zorrer, respectivamente, embalada pela Banda Furiosa na Sociedade 8 da Graciema, que não deixou de lado a fé dos imigrantes com ato religioso celebrado no local, e em seguida teve início o filó italiano que contou com culinária colonial, degustação de vinhos, sucos de uva e espumantes das vinícolas do Vale dos Vinhedos. Corais típicos da região, jogos de baralho e mora também fizeram parte do evento.

O Vale dos Vinhedos conta com mais de 400 propriedades que nessa época do ano estão carregadas de uvas, fruta quase pronta para ser colhida. Até março, a rota turística fica ainda mais movimentada com os caminhões que vão e vem para entregar a frutas nas vinícolas para logo em seguida dar início ao processo de elaboração dos vinhos e espumantes.
Crédito fotos: Merlo Fotografias
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

 

Nenhum comentário: