sexta-feira, 4 de março de 2016

Vinho Silencio 2011 conquista 98 pontos no Guia Descorchados 2016


 
 
Meninas e meninos,

Acabo de receber a notícia de que o vinho topo de gama da Cono Sur, vinícola Chilena, conquistou o altíssimo patamar de 98 pontos no Guia Descorchados 2016.

Como já publiquei, o guia degustou mais de 1300 vinhos do Chile, 930 da Argentina, 130 do Uruguai e 84 do Brasil, cerca de 2500 vinhos no total. Veja:
http://www.divinoguia.com.br/default.asp?acao=indicar&idmateria=768

O Silencio 2011, atingiu a pontuação máxima desde o lançamento do guia, há 17 anos. Em todas as edições do Descorchados, os vinhos dessa categoria atingiram no máximo 97 pontos.

O Silencio também foi eleito como “Melhor Cabernet Sauvignon” e “Melhor Tinto” do Descorchados 2016, desbancando vinhos que eram referência no mercado como Almaviva e Don Melchior.

Além dessa pontuação histórica, a Revista Wine & Spirits elegeu o Silencio safra 2010 como o “Melhor Cabernet Sauvignon do Chile”, posicionando o rótulo numa classe mundial de ultra vinhos Premium.

A Cono Sur é a detentora do maior vinhedo de Pinot Noir no mundo, no entanto, apostando em um Cab. Sauvignon Premium, chegou ao Silencio que tem o prestígio da América Latina. Segundo Adolfo Hurtado, enólogo-chefe da Cono Sur, este vinho tinto complexo e emblemático do Alto do Maipo conseguiu tirar o potencial máximo da uva Cabernet Sauvignon, deixando seus apreciadores sem palavras. “É no silêncio que se pode compreender melhor e apreciar um vinho verdadeiramente único, impossível de encontrar em outro lugar do mundo ”,afirma o enólogo.

 Após fermentar em inox, o vinho descansa em barris de carvalho francês por 22 meses em média, indo novamente para o inox, para um afinamento final por mais 2 meses.

Vinho portentoso, diria eu, complexo em aromas e sabores que precisam de tempo em taça e decanter para exalar todo seu leque aromático, sem perder equilíbrio e elegância com frescor em boca e um prolongado retro olfato.

Gastronomias mais potentes são sua companhia ideal, carnes vermelhas mais graxas, cocções em molhos ou braseadas, carnes de caça, de pelo e pena, e queijos mais maduros.

Gosto destes tipos de vinhos com os queijos de mofo azul, mas ressalto que alguns podem sentir os taninos agressivos com esta harmonização.

Quem importa o Silencio e outros vinhos da Cono Sur é a La Pastina
www.lapastina.com
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

 

 

Nenhum comentário: