sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Degustação de Espumantes comprova que em quase todas as partes do mundo os há com qualidade.

Meninas e meninos,
Dias atrás, fui convidado para mais uma prova de espumantes realizada por uma revista especializada, coisa mais ou menos corriqueira nesta época de festas.
De 26 amostras oriundas de vários países, as que mais se destacaram foram um Cava, que são os espumantes Espanhóis, um Spumante (Italiano) e um Brasileiro também.
Como não gosto de mencionar notas, vou me permitir dizer que nestas degustações, aliás, já mencionei em outros posts, temos que dá-las, para podermos ter um padrão e verificarmos os mais pontuados pelos jurados.
Citarei aqui pela ordem do mais pontuado para os menos, estes vinhos que me impressionaram nesta degustação, sem mencionar notas dadas e farei uma breve descrição somente do que mais me agradou mesmo que com diferença mínima de notas.
Para mim o grande vencedor foi o Spumante Ferrari Perlè Brut, da região do Trentino Italiano, um D.O.C Trento 100% Chardonnay.
Perlage finíssimo e muito intenso, persistente, muito aromático, com floral e frutas brancas inclusive com as notas tão procuradas de fermentos e brioches. Explosivo na boca e refrescante, deixando a sensação de boca limpa após a deglutição.
Em segundo e terceiro lugares, com a mesma pontuação, um Cava o Raventós Rose e o Blanc de Noir Brasileiro da Aurora, que é feito de Pinot Noir, demonstrando o que tenho dito sempre sobre os espumantes desta Cooperativa.
Segue a ficha técnica resumida do Ferrari.
Quem quiser maiores detalhes, procure pela Importadora Decanter, e falem com meu amigo Cezar França.
PRODUTOR: Ferrari
VINHO: Ferrari Perlè Brut 2001
REGIÃO: Trentino - Vinhedos próprios ao redor de Trento, entre 300 e 600m de altitude, com exposição sudeste e sudoeste.
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Trento D.O.C.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Chardonnay.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 12° GL
ELABORAÇÃO: Colheita exclusivamente manual em setembro. Fermentação a 20-22°C dos vinhos base em inox. Malolática completa. Assemblaggio dos vinhos para segunda fermentação. Licor de expedição com dosagem final de 8,8g/l de açúcar, BRUT.
AMADURECIMENTO: 42 meses “sobre as leveduras” na garrafa.
Decanter
www.decanter.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

VinhosWeb disse...

adoro este espumante, a familia Lunelli esta de parabens.

abraços.

www.espumantesweb.com.br

Álvaro Cézar Galvão disse...

Creio que quem postou seja a linda e eficiente Patrícia Possamai, e para ela vai um grande beijo de luz.
Eu também adoro toda a linha Ferrari, desde a primeira vez que a degustei na Decanter, que é a importadora que os traz.
Mas na verdade adoro também vários Cavas e Spumates, Cremants, sendo bons.
Obrigado pela interação.
Álvaro Cézar Galvão