quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Esta é uma daquelas notícias que me faz muito feliz!




Meninas e meninos,

Meus amigos Simone e Marcio Berti, capitães do excelente projeto de inclusão Chefs Especiais, cujo lema é“NOSSA MISSÃO É INSERIR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EM ESPECIAL COM SÍNDROME DE DOWN NA VIDA, NA SOCIEDADE E APOIAR NO MUNDO DO TRABALHO, COMO REFERÊNCIA, QUALIDADE E INSPIRAÇÃO”.
Agora fico sabendo que o projeto é finalista do prêmio Ações Inclusivas da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
“Esta indicação é fruto do trabalho de nossos alunos Chefs Especiais, de seus familiares, Chefs convidados que doam seu tempo, dos nossos voluntários e dos nossos parceiros que nos permitem caminhar de forma organizada e comprometida”.
Venham fazer parte de nossa torcida dia 12/12 as 18:00 hs no Memorial da América Latina, Av Auro Soares de Moura Andrade-portão 10 Barra Funda”.
Simone e Márcio Berti
www.chefsespeciais.com.br

O Projeto Chefs Especiais – Down Cooking é um projeto gastronômico pioneiro para pessoas Síndrome de Down, desde em 2006.
O projeto foi criado pelo casal paulistano Simone e Márcio Berti porque queriam disponibilizar parte do seu tempo e energia para uma causa social. “Não temos filhos Síndrome de Down, simplesmente os vemos diferenciados pela sua conduta verdadeira e carinhosa. Acreditamos e comprovamos que a motivação e estímulo podem transformar um grãozinho de areia num oásis e é essa nossa expectativa”.
Trabalhamos em esquema de rodízio tanto para alunos como para voluntários, para que todos tenham oportunidade de participar.
A aula tem em média 15 alunos convidados por evento, divididos por faixa etária acima de 12 anos de idade.
Os alunos literalmente colocam as mãos na massa.
Os benefícios são inúmeros: entre eles a valorização da pessoa especial e de sua família, mostrar que a pessoa especial tem suas características e todas elas, desde que estimuladas e respeitadas podem e devem SIM tornar-se independentes e inseridas no meio social, seja no lazer ou no trabalho, respeitando-se suas limitações. O convívio entre iguais tem se mostrado muito importante para o grupo, autonomia, respeito, vencimento de limites, auxilio mútuo, o dividir, o despertar do mundo gastronômico para essa turma que vê os ingredientes na sua frente e os transformam em pratos lindos que eles mesmos degustam. Ambiente alegre onde a terapia se faz de forma natural, sem que se perceba.
Nesses 6 anos, o Projeto Chefs Especiais – Down Cooking sobreviveu somente de doações de materiais e ingredientes necessários para cada aula, sem envolvimento pecuniário, em momento algum.
O PROJETO EM PORTUGAL: Levamos nosso know-how para Portugal, onde utilizam o nome Down-Cooking desde 2011.
Em 2012 de um projeto, transformou-se no Instituto Chefs Especiais onde temos como proposta o desenvolvimento de diversos outros trabalhos e ampliação dos existentes.
Somos finalistas! Venha torcer com a gente!
Vagas limitadas
RSVP
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: