terça-feira, 6 de maio de 2008

Eita purinha da boa!


Quando fui convidado para dar meu palpite sobre a cachaça Dedo de Prosa amarela, novo lançamento de cachaça Premium no mercado, foi com satisfação que o fiz, pois acho esta bebida, a nossa velha caninha, uma das bebidas destiladas mais interessantes que há.
Esta prova, aconteceu durante a Equipotel, feira que aconteceu em Setembro de 2007, e onde travei conhecimento com esta cachaça.
De tonalidade amarelo ouro, com ótimo visual, e aromas frutados, um leve adocicado, e com toques tostados, ela se comporta bem à boca, sem aquele ataque ácido indesejado, e com boa persistência, confirmando o doce e o frutado. Creio que ela possa se comportar bem com charutos de médio corpo, de capa clara(me afirmou um epicure sommelier).
Jacqueline Calvo, um dos proprietários me conclamou à conhecer o projeto deles, que diferenciado desde o início, conta com a consultoria e parceria da Universidade Federal de Lavras(Mg).
O alambique da Dedo de Prosa começou a ser construído pela família proprietária em 2001, dentro do mais alto padrão exigido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e de um projeto ecológico focado no total aproveitamento do material colhido e na economia de energia.
A qualidade da Dedo de Prosa começa no canavial e segue com o selo de qualidade do INMETRO para cachaça, conseguido recentemente.
A cana é colhida no seu ponto mais alto de maturação, ou seja, com a maior concentração possível de açúcar, é lavada e encaminhada à moenda no mesmo dia da colheita. Logo após, o caldo é filtrado em peneiras autolimpantes, nas quais são retirados os bagacilhos e, em seguida, segue para o tanque de decantação, onde ocorre a padronização do caldo a 15 graus Brix. A fermentação vem a seguir, por um período de 16 a 18 horas. O líquido fermentado segue, então para a dorna de decantação e depois para o alambique de cobre, onde se dará a destilação. Nesse processo, a cabeça e a cauda são separadas do destilado nobre, o coração, que vai gerar a Dedo de Prosa. A cachaça está pronta após o estágio de alguns meses em tonéis de carvalho.
A produção diária do alambique é de 1.000 litros do destilado nobre (coração) e de 400 litros de álcool combustível (cabeça e cauda, partes inicial e final do produto na destilação, não indicadas para consumo).
A cachaça é produzida pela Agroindustrial Serra Grande, estabelecida em uma fazenda do município mineiro de Piranguinho, região montanhosa (Serra da Mantiqueira) de terra fértil e clima ameno, que gera uma excelente cana-de-açúcar.
A Serra Grande ja fez o lançamento da Dedo de Prosa Louro-Canela (branca com 2 anos na madeira), elaborada dentro dos mesmos padrões rígidos de qualidade porém amadurecida em louro-canela, tudo pra agradar os mais exigentes apreciadores da Cachaça.
Maiores informações:www.cachacadedodeprosa.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: