sexta-feira, 19 de junho de 2009

Projeto Chefs Especiais apresenta a gastronomia aos portadores de Down


Meninas e meninos,
Ontem tive um encontro, uma destas coisas que só uma programação divina pode ter feito.
Fiquei conhecendo um projeto fantástico, que utiliza a gastronomia como veículo, estou falando do Chefs Especiais Down Cooking.
Seu idealizador, o empresário Márcio Jober, realiza uma vez por mês, com a ajuda de muitos colaboradores, uma aula de gastronomia para meninos e meninas com a Síndrome de Down.
“A Síndrome de Down é uma anomalia genética, chamada a princípio de mongolismo por lembrar traços orientais.
A expressão mongolóide tornou-se pejorativa e, em 1958 foi rebatizada com o nome Síndrome de Down em homenagem ao Dr. Down. Nessa época descobriu-se que o que tornava os Downs "diferentes" de seus semelhantes era um cromossomo extra no par 21, dos 23 pares de cromossomos existentes em cada célula humana.
A gradação intelectual e motora do Down depende da herança genética dos pais, estímulo precoce e de sua aceitação na família, em casa, na escola e na sociedade.
Causa: Não existe uma causa. Mas, a idade da mulher aumenta as chances de ter um filho Down. Mães de 24 anos tem um filho Down para cada 1.752 nascidos vivos. Com 42 anos, essa relação é de 56 vezes maior: 1 Down para 33 nascidos vivos. A média mundial é de 1 Down para cada 600 nascidos vivos.
Conseqüências: Down em diferentes momentos da vida tem risco mais alto de doença cardíaca, deficiência visual, tônus muscular menor. 1/3 dos fetos não chegam a nascer. 1/3, ao nascer não tem problema cardíaco, apenas características físicas, como os olhos puxados, a boca um pouco menor. Os restantes nascem com cardiopatia congênita.
Tratamento: Muitos precisam fazer cirurgia do coração com poucos meses de vida. Fisioterapia e fonoaudiologia são essências. E cursos que valorizem a habilidade e o dom individuais de cada criança. O principal é tratar o Down como uma pessoa normal, sem preconceito, nem paternalismo".
Eu já sou um dos próximos candidatos à ajudar neste projeto, e espero que todos vocês leitores que amam ao próximo e à gastronomia, o façam também.
Vejam alguns tópicos do Chefs Especiais.:

Projeto:Iniciado em maio de 2006 por um casal paulistano, é destinado ao lazer, entrosamento, ampliação do rol de amizades, e desafio dos próprios limites a Portadores de Síndrome de Down na área da Gastronomia, aberto também a portadores de outras síndromes ou deficiências.
Compromisso:Fazer com que os participantes tenham momentos agradáveis e despertar o interesse gastronômico em cada um deles, sem pretensões pedagógica e/ou clínica.
Apoiadores:A participação dos mesmos no projeto Chefs Especiais consiste em doação de produtos, serviços e espaço para realização das aulas, não envolvendo em momento algum doação pecuniária.
As aulas:Sempre mensais, totalmente interativas dadas por diferentes Chefs de Cozinha , onde os participantes literalmente colocam as mãos na massa. Os pratos são degustados por eles ao final de cada aula. A participação é gratuita aos alunos, acompanhantes e convidados.
Idealizadores:Dedicam-se ao projeto em suas horas vagas, uma vez que os mesmos possuem atividades profissionais paralelas.
Doações:Não são aceitas doações em dinheiro e ninguém está autorizado a pedir doações em nome do projeto
Chefs Especiais Down Cooking
http://www.chefsespeciais.org/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: