quinta-feira, 4 de junho de 2009

VINEA APRESENTA NOVOS PRODUTORES CHILENOS E NOVAS SAFRAS DE VINHOS JÁ IMPORTADOS

Meninas e meninos,
Quando minha linda amiga Fernanda Fonseca convidou para um almoço na Vinea, eu já sabia que as novidades seriam ótimas como sempre, pois seu portfólio de vinhos, seriedade para com os produtores e clientes, trazem pra esta importadora e loja o retorno e sucesso, fruto do trabalho sério e competete.
Para apresentar uma nova linha de vinhos, fomos brindados com um almoço que começou com a entrada de folhas verdes com lascas de parmesão e molho de aceto balsâmico e mel, que foi perfeita com o Sauvignon Blanc Limited Edition 2008 Catrala.
Aliás, Catrala quer dizer um tributo à mulher chilena, à sua força, personalidade, elegância e austeridade. Catrala é a mulher chilena do século XVII, elegante, misteriosa e impetuosa que expressava a modernidade, coragem e independência.
Para o prato principal, um Risoto de Funghi, degustamos o Casa Marin Miramar Syrah 2005, e finalizando o festim, para a sobremesa, um Pavê de Nozes, acompanhou O Dolcissimo Late Harvest, da Viniterra, Argentina.
Confesso que gostei muito do Butron Budnich Sauvignon Blanc Cumbres Andina 2008; San Esteban Cab Sauvignon In Situ Winemakers Selection 2007, também o Chardonnay In Situ Reserva 2008 San Esteban, e o Catrala Chardonnay Grand Reserve Limited Edition 2006.
Os vinhos que a Vinea traz, de novos produtores chilenos para incrementar ainda mais seu portfolio e novas safras de vinhos de produtores já importados pela empresa segue abaixo:

Catrala
Localizada em Lo Orozco, no Vale de Casa Blanca, com montanhas de baixa altura, águas puras e rica vegetação nativa, esta zona recebe as influencias das brisas marítimas que proporcionam temperaturas ideais que transformam o lugar único e especial para a produção de vinhos com excelente concentração de aromas e cores. As vinhas são compostas por 70 hectares, cultivadas em terrenos planos, com sistema de espaldeira simples, irrigação por gotejo.

Viña Butron
Como parte da grande colonização européia do século XVII até inícios do século XX, chegam ao Chile os avós dos Butron e se instalam na zona Cachapoal, a 85 km ao sul de Santiago.
Nos anos 30 dão iníco à produção de vinhos na região.
Com o passar dos tempos os filhos desenvolvem a empresa e iniciam projetos próprios, entre eles o de Jose Butron e Gomes.
As uvas ao processada na bodega de Los Molinos Quemados onde também, é realizado todo o processo de envelhecimento do vinho e grande parte da guarda do mesmo. Também há uma segunda bodega, San Gerardo, onde junto com as oficinas gerais mantém a antiga casa da família e as bodegas habilitadas para a guarda dos vinhos.

Viña San Esteban
Localizada no centro do Chile, perto da cidade de Los Andes, na cordilheira, na fronteira leste do vale do Aconcágua.
Os vinhedos ficam ao longo do Rio Aconcágua, a alguns passos dos Andes, onde dias ensolarados e noite frescas criam uma temperatura ideal para atingir estrutura e cor para os vinhos.
O solo é de origem fluvial e é também formado por pedras vindas dos Andes. A textura arenosa do solo ajuda na retenção da água favorecendo a concentração de aromas e taninos nas uvas e evitando excessivo. São 120 hectares de vinhas com Sauvignon, Merlot, Carmenère, Syrah, Sangiovese, Cabernet Franc, Mourvedre, Petit Verdot, Chardonnay, Sauvignon Blanc and Viognier

Casa Marin
Os vinhos produzidos pela Casa Marin dispensam apresentações.
Estão entre os melhores do Chile. O projeto de Maria Luz Marin é considerado um dos mais radicais daquele país e tem reconhecimento não só no Chile, mas também no exterior.
Localizada no Valle de San Antonio, na pequena cidade da Lo Abarca, a apenas 4 km do mar, é uma região que se destaca como novidade no cenário contemporâneo vitivínicola chileno.

Vinea Store
Rua Manoel da Nóbrega, 1014
Tel: 3059.2900
http://www.vinea.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: