sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TERRAZAS RESERVA TORRONTÉS 2008


Meninas e meninos,
Sempre que degusto um vinho da uva Torrontés, me pergunto porque demorou tanto para esta cepa ser considerada nobre, visto que ela origina vinhos de ótima acidez, uma complexidade aromática singular, já que é da família das Malvasias, e um amplo espectro gustativo, lembrando frutas brancas maduras, fundo floral e às vezes um toque mineral.
O grupo LVMH, responsável pela Bodega Terrazas de los Andes, está trazendo um vinho desta variedade, o TERRAZAS RESERVA TORRONTÉS 2008.
Fiel a essência de Terrazas de los Andes
Com uma quantidade limitada de garrafas, Terrazas Reserva Torrontés 2008 se destaca por seu caráter e personalidade. Para se chegar a um vinho que une a elegância e o espírito intenso desta variedade, os enólogos realizaram uma minuciosa seleção de pequenas parcelas de Torrontés cultivadas na altura ideal e que atendiam altos níveis de qualidade. Nos vinhedos, uma iluminação controlada e a colheita no momento preciso auxiliaram a preservação de um aroma intenso que alcançou um equilíbrio harmônico entre a acidez e a estrutura na boca.

Na Bodega Terrazas de los Andes as uvas são cultivadas a uma altitude ideal para cada variedade, permitindo o desenvolvimento da expressão máxima de aromas e sabores. É a primeira vez que a vinícola Terrazas expande suas fronteiras explorando uma nova região para, desta maneira, seguir oferecendo ao mundo o melhor da Argentina. Fiel a sua essência, o espírito empreendedor da equipe de enologia encontrou na Província de Salta, mais especificamente a 1.800 metros de altura, vinhedos irrigados através de canais seculares, de onde as condições de solo e altura são ideais para que a variedade Torrontés alcance a combinação de intensidade e elegância que caracteriza o Terrazas Reserva Torrontés 2008.
Terrazas de los Andes
http://www.terrazasdelosandes.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Cristiano Orlandi disse...

Gde Álvaro,

Sou fã dos Torrontés e infelizmente ainda acho que eles são injustiçados... mas como você lembrou as coisas estão mudando...

Forte Abraço!

Cristiano
Vivendo Vinhos

Álvaro Cézar Galvão disse...

Cristiano, sou também fã desta cepa, e de outras, principalmente as autóctones européias(são em maior número). Ainda chegaremos ao tempo de podermos ouvir a maior parte das pessoas aqui em nosso Brasil, falando com naturalidade e certo grau de conhecimento de cepas, vinificação e serviço de vinhos.
É para isso que eu, você e muitos ouros trabalhamos.
Obrigado pela sempre inteligente e certa participação.
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão