quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Vinho Corso frisante é a pedida.

Meninas e meninos,
Quero dar uma dica que considero ser das mais interessantes.
Tenho postado sempre as novidades desta importadora, a Empório Sorio, da minha amiga Andréa, que logo mais será mamãe, pois a proposta da Sorio, de trazer vinhos da Córsega, ainda tão pouco conhecidos entre nós, sempre me agradou.
Já degustei vinhos singulares e interessantes desta região, mas um, que recentemente me foi mostrado, chamou a minha atenção; LIP’S FRIZZANT DE MUSCAT-Vin Pétillant.
É um espumante de uvas Muscat de Alexandria e Muscat Petits Grains, que com a quantidade de gás menor, por isso frisante, e teor alcoólico de 9º GL, é ideal para os dias e noites quentes de verão que estamos atravessan

Frisante e Espumante; o que diferencia um espumante de um vinho frisante é a quantidade de gás carbônico, as bolhinhas, dentro da garrafa. Esta quantidade é medida por atmosferas de pressão. O vinho frisante é pouco gaseificado, com pressão de 1 a 2 atmosferas. Os bons espumantes têm entre 4 e 6 atmosferas.
O frisante também em algumas regiões pode ter em parte ou no total, seu gás adicionado, o que é não o caso do vinho LIP’S, que contem o gás natural, resultante da fermentação em cubas fechadas.
Com uma cor bem clarinha, bonita e brilhante, apesar do pouco gas, tem um perlage consistente e duradouro, com bolhas finas e iguais, o que denota cuidado na vinficação.
Sem ser doce, mas lembrando os doces, sem ser enjoativo, deve ser degustado em torno dos 5ºC, aproveitando sua refrescância e aromas florais, de mel e frutas bem maduras.
Eu o experimentei como aperitivo, e depois como acompanhamento de um bolo simples de fubá, que com o contraponto das sementes de erva-doce, ficou um encanto com este vinho.
Com sobremesas mais doces, não recomendo, mas para uma salada de frutas e sorvete de creme, para os cupcakes tão em moda, ficará muito bom.
Empório Sorio
http://www.emporiosorio.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: