segunda-feira, 12 de abril de 2010

ARTHUR SAUER - O Chef Ruivo do ROUX BISTRÔ E O MARAVILHOSO SORVETE DE GORGONZOLA


Meninas e meninos,
Nesta atividade que ora exerço, visitando e conhecendo novos restaurantes, novos cardápios e cartas, e novos Chefs, raras vezes sai de um destes encontros tão bem impressionado.
Convidado pela gaúcha conhecedora de vinhos Brasileiros, que, aliás, foi a assessora de imprensa do encontro onde os espumantes Brasileiros se mostraram juntos pela primeira vez, lado a lado, minha eficiente e linda amiga Luiza Estima, estivemos um grupo de amigos (assim um almoço ou jantar é sempre mais agradável) e eu, no Roux Bistrô.
Confesso que de imediato pensei naquela mistura tão tradicional de farinha de trigo e manteiga, indispensável na cozinha Francesa e outras, que é usada para engrossar molhos, e como base para o molho branco, béchamel(ou bejamel) e o velouté.
Não me enganei, ao menos no todo, pois roux quer dizer castanho, marrom, ruivo, e o Chef Arthur Sauer, com seus 29 anos, é ruivo.
Figura simpática e divertida, apesar da pouca idade, já tem uma bela bagagem, tendo passado e estudado com mestres reconhecidos, como Paul Bocuse, Daniel Boulud e outros.
Arthur aprendeu que uma das coisas mais importantes é ter a certeza de que seus pratos e receitas cheguem à mesa sempre com a maior qualidade, e para isso, ele prefere fazer seus próprios pães, massas e sorvetes.
Por falar em sorvetes, vou fugir à regra de apresentar um dos pratos principais que nos foram mostrados, como o maravilhoso Polvo à Provençal, para ficar na degustação de sorvetes.
Arthur presenteou-nos, a mim em especial que adoro queijos, com uma novidade que me deixou profundamente entusiasmado, me mostrando mais uma vez a diferença que há entre um ótimo cozinheiro e um grande Chef. Sorvete de Gorgonzola, isto mesmo, um maravilhoso, aromático, denso e finíssimo em sabor e textura sorvete deste queijo de mofo azul.
O prato servido foi uma verdadeira degustação de sabores, todos ótimos, como o especialíssimo sorvete de Cardamomo, o sutil e delicado Côco queimado, o feito com o licor Baileys, divino, sem contar os mais tradicionais como o de Frutas Vermelhas, Baunilha (feito com as favas, e não com aromatizante) o de Chocolate branco etc...
Raras vezes me empolgo tanto, pois estou acostumado às maravilhosas gastronomias dos grandes Chefs, mas o que além do sorvete de Gorgonzola me deixou animado, foi o vinho que o Arthur e seu sommelier, o Rogério Santana escolheram para harmonizar com os sorvetes: Um colheita tardia, com acidez e dulçor nas medidas certas, que só fez engrandecer mais ainda sua obra.
O vinho, trazido da Argentina, mais especificamente da região de Mendoza pela Enoteca Fasano, onde as minhas lindas amigas Ana Paula e Márcia poderão dar mais detalhes, é um colheita tardia das uvas Sémmilon e Sauvignon Blanc, o Calle Funes Tardio 2007, da Vinícola Winet, que é fermentado em barricas novas e envelhecido por 6 meses, antes de ir para a garrafa, com bons 14% de álcool, nada exagerado para vinhos de sobremesa.
Eu se fosse você, faria já uma reserva no Roux Bistrô, e pediria ao Chef, que servisse de sobremesa esta maravilha de sorvete.
Enoteca Fasano
http://www.enotecafasano.com.br/
Roux Bistrô
Al Ministro Rocha Azevedo, 1101
11 3062-3452
contato@rouxbistro.com.br
http://www.rouxbistro.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão


Nenhum comentário: